tumblr site counter

Fobia Social



O que é?

Caracteriza-se como fobia social o medo persistente de contatos sociais ou de atuações em público, por temer que essas situações resultem embaraçosas. Os contatos sociais nessas pessoas produzem muita ansiedade, e muitos outros sintomas físicos, como sudorese, tremor, taquicardia, etc. A fim de evitar esses sintomas, muitos pacientes evitam situações que geram os mesmos.

A ansiedade aparece quando o paciente é submetido à avaliação de outras pessoas. A pessoa se sente desconfortável, tímida e vergonhosa, e evita situações que a deixam assim. É importante lembrar que, esses sintomas são muitas vezes normais. Por isso deve-se fazer um diagnóstico preciso, para analisar quando estes sintomas se tornaram patológicos.

Assim como outras fobias, a fobia social traz uma reação aguda de ansiedade na presença de uma determinada situação (estímulo externo ou imagem interna). A situação desencadeante é sempre ligada ao contato social, o qual tem a propriedade de ser o suficientemente ameaçante para gerar uma reação intensa de temor.

 

Diagnóstico

 

É necessário que a pessoa apresente uma forte sensação de ansiedade ou desconforto sempre que exposta a determinadas circunstâncias. O paciente se sente desconfortável sempre que é exposto ao público, a algum tipo de avaliação, situações em que é observado, etc. A ansiedade experimentada por ele é quase sempre desproporcional a situação. No momento em que a pessoa é exposta a situação fóbica, a crise de ansiedade é de tal forma intensa que parece uma crise de pânico.

 

Sintomas

 

Não existem sintomas específicos, eles são típicos dos transtornos de ansiedade. O que caracteriza a fobia social particularmente é o desencadeamento dos sintomas sempre que a pessoa é submetida à observação externa enquanto executa uma atividade. Os pacientes com fobia social têm dificuldade para:

Escrever ou assinar em público

Falar em público

Dirigir, estacionar um carro enquanto é observado

Cantar ou tocar um instrumento musical

Comer ou beber

Ser fotografado ou filmado

Usar mictórios públicos (mais para homens)

 

 

Tratamento

 

A terapia apresenta ótimos resultados. O uso de medicamentos específicos ou antidepressivos inibidores da serotonina são alguns dos tratamentos eficazes.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »