tumblr site counter

Cleptomania



Conceito:

 

Denomina-se cleptomania como uma doença psiquiátrica crônica caracterizada pela necessidade impulsiva de furtar objetos.

 

É um distúrbio psicopatológico que faz com que a pessoa roube coisas sem valor, sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para o ato. Muitas pessoas roubam apenas pelo prazer, pois muitas delas, não têm necessidade.

 

A doença teve muita repercussão na mídia com o caso da atriz americana Winona Ryder, da guitarrista polonesa Cynthia Witthoft e do rabino Henry Sobel, que foram flagrados em atos de cleptomania dentro de lojas. Outro caso que deixou marcado a doença foi o caso da personagem Haydeé da novela América interpretada por Cristiane Torloni, que roubava objetos de baixo valor e guardava em sua casa.

 

Assim como a piromania, jogo compulsivo, essa doença faz parte dos Transtornos no Controle dos Impulsos.

 

Diagnóstico:

 

Critérios Diagnósticos para Cleptomania no DSM.IV

 

A. Fracasso recorrente em resistir aos impulsos de furtar objetos que não são necessários para o uso pessoal ou por seu valor monetário.

 

B. Sentimento aumentado de tensão imediatamente antes da realização do furto.

 

C. Prazer, satisfação ou alívio no momento de cometer o furto.

 

D. O furto não é cometido para expressar raiva ou vingança, nem ocorre em resposta a um delírio ou alucinação.

 

E. O furto não é melhor explicado por um Transtorno da Conduta, um Episódio Maníaco ou um Transtorno da Personalidade Anti-Social.

 

Ao realizar o diagnóstico é importante diferenciar a Cleptomania de atos comuns de roubo ou furtos em lojas.

 

Causas

 

 

Suas causas são desconhecidas. Porém, fatores como reação ao estresse; uma forma de substituir um comportamento agressivo; ou uma resposta a perdas pessoais significativas podem ser desencadeantes.

 

 

Tratamento

 

 

Até o momento não existe um tratamento eficaz, mas estudos estão sendo feito em várias partes do mundo. Sabe-se que a terapia pode levar a bons resultados em alguns pacientes. Muitas vezes são usados também remédios para a ansiedade.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)


Deixe Seu Comentário »