tumblr site counter

Monólogo



A origem da palavra monólogo é grega, formada da composição da palavra mono que significa um e logos que quer dizer ideias ou palavras. Ou seja, passa a ideia da fala de um só.

 

É um termo que se refere ao teatro ou outras apresentações artísticas onde há somente um falante.

 

Foi no século XX que esse tipo de linguagem se tornou mais popular, estando presente em diversas obras de ficção escritas ao longo deste século.

 

Sendo uma forma de discurso onde um personagem só fala sem se dirigir, normalmente, a ninguém especificamente, costuma ser uma forma de expor aspectos psicológicos do mesmo ou colocar seus pensamentos e ideias.

 

Relaciona-se a um conflito psicológico, é possível que haja interação com um personagem imaginário, mas o centro da expressão está neste conflito do personagem.

 

 

No teatro podemos classificar os monólogos em três tipos:

 

– Monólogo Exterior: Neste tipo de monólogo o ator está falando com alguém, pode ser um ator que não está no palco ou com o público.

 

 

– Monólogo Interior: O ator expõe, neste tipo de apresentação, questões do seu interior, é um discurso que não é pronunciado que revela motivações interiores. Existem aqui dois sub-tipos: o monólogo interior direto, quando feito em primeira pessoa e o indireto quando feito em terceira pessoa.

 

– Solilóquio: É um discurso interior pronunciado que deve ter uma estrutura de ideias organizadas.

 

 

Lugares onde encontramos monólogos

 

O monólogo não é só utilizado no teatro, ele também pode ser visto em filmes de diversos tipos, e até mesmo nos desenhos animados. Em óperas há um tipo específico de monólogo em determinados momentos da apresentação, com funções semelhantes às do teatro.

 

Na comédia seja em filmes, programas humorísticos e apresentações ao vivo ele se tornou muito comum.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.7/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 2 votos)

Monólogo, 5.7 out of 10 based on 3 ratings



Deixe Seu Comentário »