tumblr site counter

Camões Épico



Luís Vaz de Camões é considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. As informações sobre ele são relativamente escassas e pouco seguras. A própria data do seu nascimento, assim como o local, é incerta.

 

Foi comparado a grandes nomes da literatura como Virgílio, Dante, Cervantes e Shakespeare.

 

O épico camoniano tem como objetivo enaltecer o povo português, por seus heróicos feitos de guerra, conquistas e descobrimentos.

 

A palavra épico vem do grego épos, e significa narrativa, recitação.

 

Alcançou a glória ao escrever “Os Lusíadas”, longo poema épico publicado em 1572, que reflete toda a história e cultura de Portugal, usando Vasco da Gama como herói. Na época, foi considerado o grande poema épico nacional.

 

Camões relata a viagem de Vasco da Gama, tomando-a como pretexto para a narração da história de Portugal. No poema ele exalta a expansão portuguesa, conduzida nos padrões da monarquia, a favor das classes dominantes.

 

Camões recorre aos deuses mitológicos que estarão presentes na viagem de Vasco da Gama, envolvendo os protagonistas das viagens em vários episódios marcantes.

 

Toda a obra de Camões influenciou a posterior literatura portuguesa, de forma particular durante o Romantismo, criando muitos mitos ligados à sua vida.

 

Dividido em 10 contos “Os Lusíadas” possui 1102 estrofes, num total de 8816 versos, todos decassílabos. Esses dez contos são divididos em cinco partes:

 

a) proposição: resumo do assunto abordado na obra

 

b) invocação: pedido do autor que uma divindade o inspire

 

c) dedicatória: dedica parte ou obra a alguém

 

d) narração: corpo do poema

 

e) epílogo: fechamento do poema

 

 

O gênero épico é divido em:

 

a) Epopéia

 

b) Poema Épico

 

c) Poemeto

 

Quer na lírica, quer na épica, o gênio de Camões é ímpar, e se mostra continuamente apto a proporcionar o encontro com o sublime, a solução ao mesmo tempo mágica e de extrema inteligência, o acerto ou revelação definitiva, que magnetiza o leitor e o eleva, de súbito, a um outro estado de percepção.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 9.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)

Camões Épico, 9.0 out of 10 based on 3 ratings



Um Comentário »

  1. Thamara 18 de junho de 2012 at 21:31 - Reply

    Camões é show.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 1.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -1 (from 1 voto)

Deixe Seu Comentário »