tumblr site counter

Argumentação – Técnicas e Características



É a arte de argumentar, de utilizar-se de argumentos para discutir apresentando e contrapondo razoes que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Um argumento é o raciocínio pelo qual se tira uma conseqüência de uma ou várias proposições.

 

Na lingüística, chamam-se processos argumentativos todos os recursos acionados pelo produtor de um texto com vistas a levar o leitor a crer naquilo que o texto diz, e a fazer aquilo que ele propõe.

 

Para que um texto argumentativo consiga ser convincente, ou até mesmo persuasivo ele precisa conter algumas características. A primeira delas é a unidade, isto é, deve trartar de um só objeto, uma só matéria. Um texto dispersivo, cheio de informações desencontradas não é entendido por ninguém: fica-se sem saber qual é o objeto central.

 

Outro recurso argumentativo importante é o argumento de autoridade: Comprovação das teses defendidas com citações de outros textos provenientes de fontes legítimas e verdadeiras. Um texto ganha mais peso quando direta ou indiretamente apóia-se em outros textos que trataram do mesmo tema.

 

Coerência é outro recurso argumentativo de suma importância. Ao elaborar um texto é necessário que se use o raciocínio lógico ou a razão para estabelecer correlações lógicas entre as partes dos textos, apontando causas e efeitos das afirmações que produz.

 

Isso dá consistência ao texto na medida em que amarra com coerência cada uma de suas partes. Um texto desorganizado, sem articulação lógica entre seus segmentos não é convincente.

 

A utilização de exemplos também é um recurso argumentativo importante. Uma idéia geral abstrata ganha mais confiabilidade quando vem acompanhada de exemplos concretos.

 

Um último recurso argumentativo importante é a refutação de argumentos contrários. Sobretudo quando se está tratando de um tema polemico, opiniões divergentes existem. Nesse caso, para ser convincente, o texto precisa abordar essas divergências e refutá-las com argumentos sólidos.

 

Autor: Nicole Delucca Linhares Rodrigues

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.5/10 (17 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +7 (from 11 votos)

Argumentação – Técnicas e Características, 5.5 out of 10 based on 17 ratings



Um Comentário »

  1. Eliseu Daniel 8 de maio de 2013 at 9:33 - Reply

    O artigo está ótimo, mas, gostaria que esclarecesse um pouco mais sobre as características.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 1.3/5 (4 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 4 votos)

Deixe Seu Comentário »