tumblr site counter

Teníase



Definição

 

A teníase é causada por vermes platelmintos conhecidos como tênias (ou solitárias). As duas principais espécies que atacam o homem são a Taenia solium e a Taenia saginata, cujas formas adultas vivem presas à parede intestinal humana.

 

 

Transmissão

 

Uma tênia é constituída por um escólex dotado de ventosas adesivas, e por inúmeras proglótides, cada uma dotada de um aparelho reprodutor hermafrodita completo. A partir do escólex formam-se continuamente novas proglótides, que crescem e empurram as mais velhas em direção à extremidade distal do corpo do verme. À medida que se distanciam do escólex, as proglótides amadurecem e formam centenas de ovos. A proglótide torna-se um saco repleto de ovos, sendo então denominada proglótide grávida. Nesse estágio, ela se destaca do corpo do verme e é eliminada com as fezes do hospedeiro.

 

As fezes de uma pessoa doente podem contaminar o alimento de animais como a vaca e o porco. O ovo ingerido por estes animais libera uma pequena larva que perfura o intestino do animal e aloja-se geralmente na musculatura. A larva cresce e transforma-se no cisticerco, que contém em seu interior o escólex da futura tênia. Se uma pessoa comer carne mal cozida contendo cisticercos, o pequeno escólex liberta-se e fixa-se na parede intestinal, originando uma nova tênia.

 

 

Sintomas

 

Tênias adultas instaladas no intestino provocam perturbações como diarréia, prisão de ventre e cólica. Provocam também desnutrição, uma vez que competem com seu hospedeiro na absorção do alimento presente no tubo intestinal.

 

O hospedeiro intermediário da Taenia saginata é a vaca, e o hospedeiro intermediário da Taenia solium é o porco. O homem é o hospedeiro definitivo.

 

A teníase pode ocasionar obstrução do apêndice, colédoco e canal do pâncreas.

 

Outros sintomas da doença são: perda de peso, dores abdominais, falta de apetite, fraqueza, irritabilidade, insônia.

 

 

Diagnóstico

 

Feito através do exame de fezes que determina a presença de ovos e parasitas de Taenia solium e Taenia saginata.

 

Tratamento

 

Inclui medicamentos orais, como a niclosamida.

 

Prevenção

 

*Construção e instalação sanitárias adequadas nas propriedades rurais.

 

*Cozinhar muito bem as carnes, pois o cozimento mata os cisticercos que possam estar presentes.

 

*Medidas de higiene como: lavar as mãos antes das refeições, lavar bem frutas, verduras e legumes.

 

*Programas de educação

 

*Fiscalização das carnes de porco e boi

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »