tumblr site counter

Tecido Ósseo



O tecido ósseo é um dos tipos especiais de tecido cartilaginoso. Também é dos tecidos mais duros do nosso organismo. Sua rigidez ocorre devido a presença de sais minerais na substância intercelular, numa distribuição de aproximadamente 70% de sais para 30% de substância orgânica – geralmente colágeno associado a macromoléculas.

 

Entre as funções deste tecido podemos citar sustentação, proteção e locomoção do organismo. Possui também reserva de minerais.

Apresentam três tipos celulares distintos, o osteoblasto, o osteócito e o osteoclasto.

 

O osteoblasto possui capacidade de sintetizar fibras colágenas e substância fundamental amorfa, os constituintes da matriz orgânica. Quando sua atividade diminui ou para, esta célula pode ficar achatada e, a medida que a matriz vai sendo depositada, algumas delas ficam retidas no meio e passam a se chamar osteócitos.

 

Os osteócitos ocupam pequenas cavidades denominadas lacunas. Dessas lacunas partem canais chamados canalículos onde estão alojados os prolongamentos dos osteócitos. Esses canalículos por sua vez, proporcionam contato com os osteócitos próximos, formando uma espécie de “canal comunicante” para que haja trocas de substâncias e nutrientes. A essas células atribui-se a função de manter a funcionalidade dos ossos.

 

Já os osteoclastos são células grandes que possuem, além de vários lisossomos e mitocôndrias, um número elevado de núcleos. São encontrados nas lacunas de Howship, localizadas na superfície do osso. Esse espaço é dito como a área de reabsorção do tecido ósseo.

 

A membrana celular do osteoclasto sofre um processo no qual passa a ter um aspecto de franjas. Quanto maior forem estas franjas, maior será também a atividade de reabsorção.

O osso possui duas membranas especiais, o periósteo e o endósteo.

 

O periósteo se subdivide em duas camadas: A camada mais externa é formada por tecido conjuntivo denso (predomínio de fibras colágenas), que reveste externamente o osso.

A camada mais interna é abundante em células e vasos sanguíneos.

 

O endósteo, constituído de tecido conjuntivo reticular, reveste o osso internamente.

Os ossos apresentam regiões distintas, formadas por áreas esponjosas e compactas. Na realidade, a composição dos ossos esponjoso e compacto é idêntica, mas o compacto possui uma organização mais complexa.

 

A região compacta se localiza na diáfise (região media) dos ossos, conferindo àquela área uma rigidez e resistência maiores. Nas epífises (extremidades), encontra-se a parte esponjosa, designada assim por se assemelhar uma esponja após as interligações ósseas que deixam pequenos espaços entre si.

 

É importante lembrar que também nos ossos encontramos as medulas ósseas vermelha e amarela. Na vermelha são produzidos os elementos figurados do sangue, hemácias, leucócitos e plaquetas. A amarela nada mais é do que gordura que toma o lugar da vermelha com o passar do tempo, quando esta vai perdendo sua função.

 

Autoria: Bruna Paganelli

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »