tumblr site counter

Sistema Digestório



Sobre o Sistema Digestivo

 

Quase todos os animais têm um sistema digestivo do tipo tubo em que o alimento entra na boca, passa por um longo tubo, e sai como fezes através do ânus.

 

Durante o processo de absorção, os nutrientes que vêm da comida (incluindo carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) passam através de canais na parede do intestino e na circulação sanguínea.

 

O sangue funciona para distribuir esses nutrientes para o resto do corpo. O desperdiçado dos alimentos, que o corpo não pode usar, são jogados para fora do corpo como fezes.

 

Cada pedaço de comida que comemos tem que ser dividido em nutrientes que podem ser absorvidos pelo organismo, é por isso que leva horas para digerir alimentos. Em humanos, a proteína deve ser dividida em aminoácidos, os amidos em açúcares simples e as gorduras em ácidos graxos e glicerol. A água presente em nossa comida e a bebida também é absorvida pela corrente sangüínea para fornecer ao corpo o líquido de que ele necessita.

 

Como funciona a digestão

 

O sistema digestivo é constituído pelo tubo digestivo (também chamado de aparelho digestivo) e os outros órgãos abdominais que desempenham um papel na digestão, como o fígado e o pâncreas. O tubo digestivo é o tubo longo de órgãos – incluindo o esôfago, estômago e intestinos – que se estende desde a boca até o ânus. O Trato digestivo de um adulto mede cerca de 9 metros de comprimento.

 

A digestão começa na boca, bem antes do alimento chegar ao estômago. Quando vemos, sentimos cheiro, gosto ou mesmo imaginamos uma refeição saborosa, nossas glândulas salivares, que estão localizados sob a língua e perto do maxilar inferior, começam a produzir saliva.

 

Este fluxo de saliva é posta em movimento por um reflexo do cérebro que é acionado quando sentimos o gosto dos alimentos ou pensamos em comer. Em resposta a esta estimulação sensorial, o cérebro envia impulsos através dos nervos que controlam as glândulas salivares, dizendo-lhes para se preparar para uma refeição.

 

Como os dentes rasgam e cortam os alimentos, a saliva umedece para facilitar a deglutição. Uma enzima digestiva chamada amilase, que é encontrada na saliva, começa a quebrar alguns dos carboidratos (amidos e açúcares) nos alimentos, mesmo antes de sair da boca.

 

Deglutição, que é realizada por movimentos musculares na língua e boca, move o alimento na garganta ou faringe. A faringe, uma passagem de alimentos e ar, mede cerca de 5 polegadas (12,7 centímetros) de comprimento. A aba flexível de tecido chamada epiglote se fecha sobre a traquéia quando engolimos para evitar asfixia.

 

Da garganta, a comida desce para o esôfago. Ondas de contrações musculares chamados movimentos peristálticos forçam o alimento para baixo através do esôfago ao estômago. Uma pessoa normalmente não tem conhecimento dos movimentos do esôfago, estômago e intestino que ocorrem quando o alimento passa pelo trato digestivo.

 

No final do esôfago, um anel muscular ou válvula chamada de esfíncter permite que os alimentos entrem no estômago e depois feche para manter o alimento ou líquido flui de volta para o esôfago.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »