tumblr site counter

Síndrome de Down – O Que é, Causas, Características e Tratamentos



O que é Síndrome de Down?

 

A síndrome de Down (SD), também chamado de Trissomia 21, é uma condição na qual o material genético extra provoca atrasos na forma como a criança se desenvolve, tanto mentalmente e fisicamente. Ela afeta cerca de 1 em cada 800 bebês.

 

As características físicas e problemas médicos associados à síndrome de Down podem variar muito de criança para criança. Enquanto algumas crianças com SD precisam de muita atenção médica, outros levam uma vida saudável.

 

Embora a síndrome de Down não pode ser evitada, ela pode ser detectada antes que a criança nasça. Os problemas de saúde que podem vir junto com SD podem ser tratados, e há muitos recursos nas comunidades para ajudar as crianças e suas famílias que estão vivendo com a doença.

 

Qual a causa?

 

Normalmente, no momento da concepção de um bebê, ele herda a informação genética de seus pais na forma de 46 cromossomos: 23 da mãe e 23 do pai. Na maioria dos casos de síndrome de Down, uma criança recebe um cromossomo 21 extra – para um total de 47 cromossomos em vez de 46. É esse material genético extra que faz com que as características físicas sejam diferentes e hajam atrasos de desenvolvimento.

 

Embora ninguém saiba ao certo porque SD ocorre, os cientistas sabem que as mulheres de 35 anos e mais velhas têm um risco significativamente maior de ter um filho com a doença. Aos 30 anos, por exemplo, uma mulher tem cerca de 1 em 900 chances de conceber um filho com SD. As chances aumentam para cerca de 1 em 350 por 35 anos. Por 40 o risco aumenta para cerca de 1 em 100.

 

Como Síndrome de Down afeta Crianças

 

Crianças com síndrome de Down tendem a compartilhar certas características físicas, tais como perfil plano facial, uma inclinação para cima, para os olhos, orelhas pequenas, e uma língua para fora.

 

Baixo tônus muscular também é característica de crianças com SD. Embora isso possa e muitas vezes não melhorar com o tempo, a maioria das crianças com SD geralmente atingem marcos de desenvolvimento, como sentar, engatinhar, andar e mais tarde do que outras crianças.

 

No nascimento, as crianças com DS são geralmente de tamanho médio, mas tendem a crescer a um ritmo mais lento e permanecem menores que seus pares.

 

Síndrome de Down afeta a habilidade das crianças de aprender de diferentes maneiras, mas a maioria tem leve a moderada deficiência intelectual. Crianças com DS podem fazer e aprender, e são capazes de desenvolver competências ao longo da sua vida. Eles simplesmente atingem os objetivos em um ritmo diferente – por isso é importante não comparar uma criança com DS com seus irmãos em desenvolvimento ou mesmo outras crianças com a doença.

 

Crianças com SD têm uma ampla gama de habilidades, e não há maneira de dizer no momento do nascimento o que eles vão ser capazes ou não de fazer.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »