:: Medicina & Saúde

Sedentarismo – Consequências, Riscos e Como Combater

O sedentarismo pode ser definido como a falta de atividade física suficiente para manter a saúde, o sedentarismo não significa pratica nula de esportes, pois a atividade física também engloba serviços domésticos, realizações de serviços profissionais, caminhadas, etc.

O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.

A consequência do sedentarismo é o aparecimento de doenças como hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos.

O risco dessas doenças aumenta com a idade adulta e a prática de atividades físicas deve ser intensificada, já que os adultos tem pouca propensão á prática de exercícios como as crianças e adolescentes.

Segundo pesquisas somente 13% dos brasileiros praticam exercícios e mais de 60% da população brasileira é completamente sedentária; a consequência disso é que, morrem por ano mais de 300 mil brasileiros pela falta de atividade física.

Para combater o sedentarismo podem ser tomadas medidas simples como subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro sendo atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as consequências ligadas à inatividade.

No caso de optar por uma prática esportiva ou outra atividade específica para emagrecimento, procure por um profissional na área de Educação Física para orientações adequadas, seguras e melhores resultados.

Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas: reduz o risco de morrer de doença cardiovascular, diminui o risco de desenvolver diabetes, reduz o risco de desenvolver pressão alta, ajuda a diminuir a pressão sanguínea, reduz o risco de desenvolver câncer de colón, diminui os sentimentos de ansiedade e depressão, ajuda a controlar o peso corporal, ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis, ajudam idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover se cair, promove o bem-estar psicológico.

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

3 comments

  1. Sedentarismo pode ser definido como a falta de atividade física suficiente para manter a saúde, o sedentarismo não significa prática nula de esportes, pois a atividade física também engloba serviços domésticos, realizações de serviços profissionais, caminhadas etc.

  2. O risco dessas doenças aumenta com a idade adulta e a prática de atividades físicas deve ser intensificada, já que os adultos tem pouca propensão à prática de exercícios como as crianças e adolescentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *