tumblr site counter

Saúde



O que é saúde?

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Assim, pode-se associar saúde com disposição, vigor e felicidade, e creditá-la à boa nutrição e à existência de condições adequadas de habitação e higiene. Nesses termos a saúde contrapõe-se à miséria e à pobreza.

 

A definição de saúde possui implicações ilegais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

 

O estado de saúde é dinâmico, pois a todo o momento nosso organismo reajusta-se a uma vasta gama de situações internas e externas. Portanto, é natural que de vez em quando adoeçamos, principalmente se neglicenciarmos alguns cuidados mínimos.

 

 

Manutenção da saúde

 

Como se pode manter a saúde?Com certeza a principal providência é uma alimentação correta. Cada pessoa deve descobrir a dieta alimentar mais saudável para si, de acordo com sua constituição orgânica, preferências e lugar onde mora. A higiene pessoal e a das habitações também tem relação direta com a manutenção da saúde.

 

A sujeira contribui para a proliferação de uma enorme variedade de microorganismos, como fungos e bactérias, dentre os quais há os que podem se instalar em nosso corpo e causar doenças. Ritmo de vida extenuante, excesso de trabalho, depressão e tristeza também comprometem a saúde. Cigarros, drogas e álcool debilitam o organismo e, dependendo da dose empregada, podem ser prejudiciais.

 

Ao falarmos de saúde estamos considerando também o componente mental, ou psicológico. A mente necessita de cuidados especiais para se manter saudável. Mente e corpo são indissociáveis; no entanto, muitas pessoas ainda procedem como se fosse possível ter a mente sadia em um corpo doente, ou vice-versa. A literatura médica mostra uma nítida correlação entre doenças como o câncer e estados de sobrecarga e depressão emocional.

 

A tendência atual aponta para uma visão mais abrangente de saúde, segundo a qual o ser humano deve se desenvolver como um todo, considerando-se diversos aspectos: físicos e mentais, individuais e sociais, éticos e morais.

Não há exagero em afirmar que a saúde não é meramente uma questão pessoal e social, mas também ecológica: se não cuidarmos da limpeza e da preservação do ambiente, nossa saúde será prejudicada. Como podemos manter saudáveis se respiramos ar poluído e ingerimos água e alimentos contaminados por pesticidas e esgotos?

 

Torna-se cada vez mais evidente que a humanidade, em sua totalidade, terá de agir para preservar sua saúde, extrapolando os limites de cada casa até as dimensões do próprio planeta, esse grande organismo vivo do qual fazermos parte.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »