tumblr site counter

Sarna Notoédrica



A sarna notoédrica é uma doença causada pelo parasita (o ácaro Notoedres cati), esse ácaro vive na superfície da pele causando lesões. Comumente a sarna notoédrica atinge gatos, mas também pode atingir cães e humanos.

 

A transmissão ocorre pelo contato direto com outro animal infectado ou com objetos contaminados, como por exemplo, máquina de tosa, escova, toalha, gaiola, entre outros. O ácaro atravessa a pele do animal causando diversos transtornos cutâneos, fazendo com que os sintomas logo apareçam.

 

Os sintomas apresentados pelo contágio da sarna notoédrica, são coceiras, escoriações, infecções na pele, lesões na ponta das orelhas, que se espalham para a face, pálpebras, pescoço do animal e queda de pelos. Existem gatos que, de tanto se lamberem, chegam a ficar ferido.

 

Muitas vezes, isso se deve a aborrecimento ou a ansiedade. Os gatos também podem deixar de comer quando o problema se alastra.

 

O diagnóstico é feito através dos sintomas apresentados ou exames realizados pelo veterinário, o procedimento é feito raspando a pele do animal para identificação do parasita ou de seus ovos por meio de microscópio.

 

Quando há a contaminação dos humanos, os sinais clínicos são pontos avermelhados e intensa coceira nos braços e tórax que são áreas que normalmente entram em contato com os animais.

 

O tratamento da sarna notoédrica é feito de forma externa através de banhos com produtos acaricidas ou loções de uso tópico. Quando muito agravada a sarna, são usadas medicações injetáveis, no entanto, as aplicações devem ser realizadas por um médico veterinário.

 

A recomendação é isolar o animal afetado para que não contamine os animais saudáveis, até que seja curado.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 1.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)

Sarna Notoédrica, 1.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »