tumblr site counter

Quanto Agoniante é a Fobia Social?



Lembro-me de um amigo na faculdade que iria corar, suar, e tremer quando exigido por um professor para falar na aula. Poucas semanas antes da apresentação, já estaria ansioso, agitado, e não podia dormir. Como eu ainda era um estudante, então, não tive nenhum indício do que ele estava passando. Mas eu sabia que algo estava terrivelmente errado.

 

Há alguns anos, enquanto estava no aeroporto, eu notei um homem que aguardava toda as pessoas sairem do banheiro, antes de ele ir usar o mictório. Ele não estava confortável com o fato de que alguém iria vê-lo urinar.

 

Em retrospectiva, posso dizer (e agora eu sou um psiquiatra) que aquelas duas pessoas podem ter sofrido de fobia social ou ansiedade social (TAS). Só espero que eles estejam indo bem agora, e melhorado dos sintomas que se manifestam no momento em que eram coerentes com esta doença devastadora.

 

Quanto ruim é a Fobia Social?

 

Fobia Social é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado por medo extremo, ansiedade, angústia ou quando exposta a um encontro social ou fazendo algo que nunca fizeram antes, quando em um grupo de pessoas.

 

Falar em publico é a situação social mais comum que expõe o indivíduo medos. Um indivíduo que sofre deste transtorno desenvolve sintomas como ansiedade significativa, sudorese, batimento cardíaco acelerado, tremedeira, agitação ao fazerem uma apresentação ou em uma pequena conversa. Até mesmo pequenas reuniões empresariais podem causar grave perigo.

 

Urinar nos banheiros públicos, comer em restaurantes fast-food, escrever na frente de pessoas ou assinar documentos em um banco também pode acionar os sentimentos de medo e desconforto. Os indivíduos com esta doença estão preocupados com questões de ser envergonhados ou criticados pelas pessoas. Alguns pacientes sentem que as pessoas estão tão centradas sobre eles e que estão só à espera de acontecer erros.

 

Fobia Social pode ser muito devastadora para uma grande quantidade de pacientes e suas famílias. Devido às suas dificuldades sociais, em um meio, algumas delas tem eventualmente perdendo os seus empregos, os amigos e cônjuges. É uma doença que pode causar muitas tragédias. Por isso, é vital que a fobia social deve ser reconhecida e tratada sem demora.

 

Existe algum tratamento para esta doença?

 

Felizmente, alguns mais recentes antidepressivos, como a venlafaxina e paroxetina são conhecidas para ajudar e tem provocado alívio significativo para muitas pessoas. No entanto, estes medicamentos não funcionam se tomados sem regularidade. Eles precisam ser tomados diariamente por algumas semanas para ver qualquer benefício. Além disso, o efeito máximo pode ocorrer dentro de 6-8 semanas ou mais. Para manter a estabilidade após a sensação “normal”, os pacientes podem ter que tomar a medicação por vários meses a alguns anos.

 

Além de remédios, intervenção cognitivo-comportamental também funciona bem. Pela reestruturação da cognição da pessoa, os pacientes eventualmente aprender a enfrentar situações sociais, sem medo e incerteza.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Mamedio Silva 2 de julho de 2012 at 14:02 - Reply

    Já passei muitas vezes por isso, alguns desses problemas consegui amenizá-los sozinho mas tem alguns que não são facéis e precisamos de tratamento. Sou vendedor autônomo trabalho de porta em porta, nas ruas praças etc. Mas apesar de algumas vitórias ainda tem muita coisa a ser feita, pois ainda tenho medo de ser “notado” pelas pessoas, não tenho dificuldade em fazer amizade ou de paquerar o problema é conviver consecutivas vezes com as pessoas principalmente à luz do dia. Mas com a minha vontade e força de Deus irei dar a volta por cima.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »