tumblr site counter

Progesterona



A progesterona é um hormônio esteróide feminino que é produzido no ovário a partir da puberdade, a sua função principal é preparar o corpo para a fecundação, preparando o útero e glândulas mamárias.

 

O hormônio também aumenta o grau de atividade da célula que reveste a parede uterina, durante as duas primeiras semanas de gestação, o hormônio estimula as glândulas da trompa de falópio e endométrio a secretarem nutrientes essências para o zigoto e fazendo com que ele seja irrigado por vasos sanguíneos, deixando o útero pronto para a gravidez.

 

As contrações uterinas são inibidas para evitar que o feto seja expulso, bloqueando a produção de prostaglandinas e diminuindo a sensibilidade à ocitocina.

 

Nas glândulas mamárias, a progesterona tem a função de formar as bolsas alveolares das glândulas mamárias que ficam maiores e formam um epitélio secretor, aumentando a capacidade de secretar leite pela deposição de nutrientes nas células.

 

O hormônio ajuda o organismo da futura mãe a não rejeitar o feto, período em que o corpo produz maior quantidade de gás carbônico e por isso aumenta a probabilidade de rejeição ao feto.

A progesterona é um hormônio com múltiplas funções que age em todo o estado físico e emocional da mulher, é essencial para a saúde do feto, quando o seu nível está baixo é recomendável que se use um suplemento para que não ocorra aborto natural.

 

Além de auxiliar na gravidez, a progesterona, é muito importante na saúde feminina como o estimulo das células formadoras dos ossos, evitando a osteoporose, tão comum entre as mulheres.

 

É recomendável também terapias com progesterona, no tratamento contra a depressão pós-parto. O corpo feminino passa por grandes mudanças na época do período menstrual, causando a TPM (tensão pré-menstrual), a incidência de progesterona diminui os efeitos da TPM, como dores de cabeça, irritabilidade e mudanças no humor.

 

A progesterona é um hormônio essencial em todas as fases vividas pelo corpo feminino, como na fase da menopausa, período em que a mulher deixa de menstruar, e que sofre os efeitos desse fenômeno com sintomas como calor excessivo, mudanças no humor, retenção de liquido, insônia, aumentando a possibilidade de doenças coronárias e osteoporose.

 

Necessário se faz a reposição hormonal, a fim de amenizar os efeitos da menopausa, como a progesterona é a “mãe” de outros hormônios. A progesterona é ausente nas mulheres com pós- menopausa e na fase pré-menopausa o nível de estrogênio cai significativamente entre 40 e 50 por cento.

 

A progesterona pode ser adquirida pela ingestão de forma natural pela soja, antes de passar pelo laboratório, o inhame (fruto que provem do México), mas pode ser encontrada em qualquer supermercado no Brasil, lembrando que a progesterona é lipossolúvel (solúvel na gordura), a ingestão desses alimentos é somente auxiliar, ou seja, o hormônio depende do corpo humano para ser sintetizado e produzido.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 6.0/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Progesterona, 6.0 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »