tumblr site counter

Profissões em Medicina



Para exercer uma profissão em Medicina é necessário ter aptidão para pesquisa, o médico passa grande parte do tempo estudando sobre as doenças e suas causas, na busca de combatê-las e previna-las, pois é esse o objetivo principal da Medicina.

 

O dia a dia do médico se resume em dar o atendimento, um bom médico é um bom ouvinte, prescrever exames e medicamentos, orientar os pacientes quanto ás melhores práticas de saúde, escolhendo por viver uma vida saudável. A profissão de médico atualmente é exercida com o auxilio de recursos tecnológicos o que viabiliza um melhor diagnóstico e tratamento das doenças.

 

As funções da Medicina são educativas, preventivas, pedagógicas, cientificas e de tratamento e prevenção, o médico é um profissional com múltiplas funções e se especializa para melhor atender os pacientes dependendo da patologia que apresentam.

 

A pesquisa das patologias, bem como seus sintomas é um vasto campo de estudo, devido algumas doenças serem ainda um mistério para medicina e outras que possuem difícil diagnostico e cura.

Para desenvolver uma carreira na área de medicina, o profissional deve ser incansável para buscar melhores soluções a fim de amenizar o sofrimento dos pacientes causados pela patologia, o que requer conhecer os avanços da indústria farmacêutica e terapias.

 

Portanto, o profissional da Medicina deve possuir uma vocação para o empenho, responsabilidade e perseverança na busca da qualidade de vida e saúde das pessoas.

 

O curso de Medicina possui na sua grade matérias voltadas na maioria para anatomia e biologia, buscando o conhecimento profundo do funcionamento do organismo. O primeiro médico foi o filosofo Grego Hipócrates, como Médico, Hipócrates exortava sobre o tratamento das doenças com base no conhecimento cientifico e não através de simpatias, superstições ou crendices.

 

Estão entre as especialidades médicas, a Anestesiologista, Anatomopatologista, Analista ou Patologista Clínico, Angiologista, Clínico Cirurgião, Dermatologista, Endocrinologista, Especialista em Doenças Tropicais, Especialista em Medicina do Trabalho, Especialista em Medicina Desportiva, Especialista em Medicina Espacial, Fisiatra, Foniatra, Gastroenterologista, Geriarinolaringologista, Oncologista, Ortóptico, Ortopedista, Pediatra, Proctologia, Puericultor, Pneumologista, Pesquisador, Radiologista, Reumatologista, Sanitarista, Traumatologista, Tisiogista, Urologista, Venerologista, Psiquiatra.

 

Além das especialidades acima existe a de médico sanitarista, que é um profissional sensível ás diferenças social, ás doenças causadas pelas limitações regionais e pela falta de saneamento básico e água potável, desnutrição e acesso á lugares de altas contaminações causadas por lixo, poluição, água contaminada, insetos e outros.

 

Mercado de trabalho- A tendência para o mercado segundo especialistas é a Medicina Veterinária, com amplo campo que pode ser exercido no tratamento de animais campestres, silvestres ou domésticos. Outra tendência é a Medicina Legal e atuação como Médico Perito, devido á grande demanda dos Direitos do Trabalho, Previdenciário, etc.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »