tumblr site counter

Profilaxia



Profilaxia é o nome que se dá para designar um conjunto de medidas preventivas contra doenças. A palavra que vem do grego e significa precaução.

 

A profilaxia, portanto é o ramo da medicina que estuda como prevenir doenças e sua propagação.

As medidas de profilaxia vão desde lavar as mãos até procedimentos mais complexos como o uso de antibióticos.

 

As medidas modernas de prevenção das doenças, além da higiene, programas de prevenção que visam o combate das endemias e epidemias através de informações que tentam minimizar o contato com formas de se contrair doenças, como por exemplo, na busca de se prevenir a gripe A, é necessário evitar aglomerações e lavar sempre as mãos com álcool gel ou sabão.

Para ser eficazes programas de prevenção de doenças devem estar nos meios de comunicação e postos de saúde.

 

Os programas de profilaxia das organizações de saúde costumam ser de doenças endêmicas epidêmicas como a dengue, a medida é sistemática, os agentes visitam as casas e alertam os moradores sobre a prevenção contra a dengue, como não deixar agua parada e recipiente vazios nas ruas e quintais.

 

Na época de chuvas, aumenta a frequência de pessoas acometidas pela dengue, com isso os cuidados com a dengue aumenta, tornando assim a profilaxia da dengue uma profilaxia de doença epidêmica devido á época e incidência nas grandes cidades.

 

Uma importante medida profilática é a vacinação, que constitui uma prevenção eficaz e por isso as vacinações são mais frequentes na infância, com o intuito de evitar a propagação e contágio das doenças pela variável tempo.

 

Como o tempo, não é a única variável para o contagio e proliferação de doenças, a precaução envolve também medidas educativas, como o combate das DST (doenças sexualmente transmissíveis), medidas que devem começar no ambiente escolar.

 

Importante também para as medidas profiláticas a informação devidas de alcance de toda a população sobre os riscos á saúde devido ao uso de álcool e drogas.

 

As doenças estão também ligadas ao ambiente, por isso o saneamento básico e água potável são medidas que podem parecer simples, mas são essenciais para a qualidade da saúde e prevenção de vários tipos de doenças.

 

Autora: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Lourenço Manuel 23 de agosto de 2013 at 11:12 - Reply

    Estou agradecido, pois aqui achei o que procurava.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 voto)

Deixe Seu Comentário »