tumblr site counter

Principais Endemias e Epidemias



A diferença entre endemia e epidemia, é que a endemia, é uma doença infecciosa, que ocorre em determinado território, epidemia significa um grande número de casos num espaço curto de tempo, os exemplos de endemias são malária, febre amarela, a febre amarela é predominante na Amazônia.

 

As epidemias podem se confundir com endemias, nos países da África a AIDS é considerada uma endemia, devido sua concentração regional, e no restante do mundo é considerada uma epidemia, por se alastrar rapidamente.

 

A recomendação é sempre se vacinar, quando for visitar áreas endêmicas.

Para caracterizar uma doença como epidêmica, depende de fatores como a exposição da população suscetível, intensidade do agente epidêmico, tempo, local.

 

As doenças novas ou que reaparecem podem causar um surto epidêmico. Entre as epidemias podem ser encontradas doenças de caráter não infeccioso, então para caracterizar epidemia tem que afetar um grande número de pessoas num curto espaço de tempo.

 

Entre as epidemias mais marcantes na evolução da humanidade estão: Varíola, a Malária, a Tuberculose, o Tifo Epidêmico, a Poliomielite, a Febre Amarela e a AIDS.

Historicamente, a varíola é um a epidemia que atinge a população mundial, com registro por volta de 1.500, no descobrimento da Américas, os conquistadores europeustrouxeram consigo o vírus que assolou a população Inca e Asteca. O último caso encontrado foi localizado em um laboratório em 1977.

 

A malária é uma doença epidêmica com mais de 4 mil anos e continua sendo na África subsaariana, é transmitida por um mosquito que se prolifera em água parada, a picada do mosquito entra na corrente sanguínea causando febre, dores de cabeça e musculares,etc.

 

Outra epidemia de grande representatividade é a Tuberculose, causada por bactéria, que pode ser transmitida pelo ar, a doença chega aos pulmões, causando dores no peito, febre, fraqueza, emagrecimento e tosse.

 

Outras doenças epidêmicas são o tifo, que é uma doença, apresentando sintomas como náuseas, febre, atingindo a corrente sanguínea, a doença é causada por micróbio, em casos mais graves pode atingir o cérebro, está bastante controlada, sendo encontrada hoje apenas em lugares remotos da América do Sul, África e Ásia.

 

A poliomielite uma doença que surge na infância e ataca o sistema nervoso, os sintomas que surgem inicialmente são dores de cabeça, dor e rigidez nos membros, vômito, febre, ocorrendo depois paralisações dos membros.

 

A causa da doença é desconhecida, mas a vacina que foi aperfeiçoada na década de 1950 garantiu o controle e extinção da doença, sendo hoje o surgimento um fator do subdesenvolvimento.

 

As doenças transmitidas por mosquitos são de difícil controle, apesar de vacinase programas de prevenção , tem sintomas como dor de cabeça, dor muscular, febre , insuficiência hepática, é mais comum na América do Sul e África.

 

Por fim a AIDS, que é a epidemia que além de assolar a população mundial e não existe o fator de suscetibilidade ligado á pobreza ou subdesenvolvimento, pois o seu contágio é decorrente de vírus que pode ser transmitido sexualmente ou com o uso de drogas injetáveis, sendo o contágio pelo contato com sangue, sêmen, a doençaatingi qualquer pessoa, hoje não existe mais o chamado grupo de risco, que havia no surgimento da doença nos anos 80, o que torna difícil a prevenção da doença.

 

Nos países da África, devido á falta de informação e educação sanitária e alto índice de prostituição a doença é uma epidemia e uma endemia regional, o que dificulta os programas de prevenção, como também mitos da regiãoem que se acredita que ter relações sexuais com uma virgem cura a doença.

A AIDS não tem cura, apesar de várias pesquisas já realizadas por médicos e cientistas.

 

Para que uma doença não se torne endemia ou epidemia é necessário avanços na área de medicina, pesquisas, saneamento, controle e prevenção.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 3.5/10 (4 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Principais Endemias e Epidemias, 3.5 out of 10 based on 4 ratings



Deixe Seu Comentário »