tumblr site counter

Os Genes e o Sexo



Determinação cromossômica do sexo

 

Em muitas espécies, machos e fêmeas podem ser distinguidos pelo conjunto cromossômico de suas células, ou seja, por seu cariótipo. A diferença reside, geralmente, em um único par de cromossomos, os cromossomos sexuais, ou heterossomos. Os outros cromossomos, que não diferem em células de machos e fêmeas, são autossomos.

 

 

Cromossomos sexuais e determinação do sexo

 

Sistema XY

 

Na maioria das espécies as fêmeas têm um par de cromossomos sexuais homólogos, enquanto os machos têm apenas um cromossomo sexual correspondente aos da fêmea, o outro cromossomo sexual não tem correspondente no sexo feminino, sendo tipicamente masculino.

 

O cromossomo sexual presente tanto em fêmeas quanto em machos é o cromossomo X. Já o cromossomo sexual que só existe em células de machos é o cromossomo Y. Fêmeas são portadoras do par homólogo XX, enquanto machos são portadores do par não-homólogo XY.

 

Muitos organismos apresentam diferenciação cromossômica sexual do tipo XY, entre eles muitos insetos e a maioria dos mamíferos, incluindo a espécie humana.

 

Sexo homogamético e sexo heterogamético

 

Uma célula feminina XX origina, na meiose, células haplóides com um lote de autossomos e um cromossomo sexual X. As fêmeas, portanto, formam apenas um tipo de gameta em relação ao cromossomo sexual. Por isso, o sexo feminino é denominado sexo homogamético.

 

Já uma célula masculina XY origina, na meiose, dois tipos de células em relação ao cromossomo sexual. Além do lote de autossomos, metade das células tem um cromossomo sexual X, e metade tem um cromossomo sexual Y. Por isso, o sexo masculino é denominado sexo heterogamético.

 

Sistema X0

 

No sistema X0, como no XY, o sexo heterogamético é o masculino, e os machos determinam o sexo da prole.

 

Sistema ZW

 

O sistema ZW está presente em muitas aves, mariposas e borboletas. Nesse sistema, o sexo heterogamético é o feminino, e as fêmeas determinam o sexo da prole.

 

Sistema Z0

 

Nesse caso, o zero indica a ausência do cromossomo W. Como no sistema ZW, o sexo heterogamético é o feminino.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »