tumblr site counter

Medula Óssea



A Medula Óssea é um tecido gelatinoso que está presente na cavidade interior dos ossos, sendo responsável por funções importantíssimas para o corpo humano, como a fabricação de elementos sanguíneos, como as plaquetas, leucócitos e hemácias. É, assim, um órgão hematopoiético.

 

 

Constituição e produção celular

 

Na sua constituição estão presentes além dos elementos que são utilizados para a formação das células do sangue, outras que são fundamentais para a formação dos ossos, como os osteoblastos e os osteoclastos.

 

Para a sustentação de todas essas células ela se compõe de uma malha fibrosa. É um tecido esponjoso e mole que se localiza no interior dos ossos longos.

 

Sua atividade de formação de novas células é constante, sendo produzidas 2,5 bilhões de eritrócitos, 2,5 bilhões de plaquetas e 1,0 bilhão de granulócitos por kg de peso corporal em um homem adulto com funcionamento orgânico padrão.

 

 

Tipos de medula

 

Ao nascer, o ser humano possui em todos os ossos a medula responsável pela produção sanguínea: medula vermelha, no entanto, com o passar do tempo e com o desenvolvimento do organismo a medula amarela, um tecido gorduroso que não tem a função de produção de sangue, se torna a mais presente na maioria ossos.

 

Somente alguns ossos continuam possuindo a medula vermelha, responsável pela produção das células de sangue, são eles: as vértebras, as costelas, extremidades dos ossos longos dos membros, alguns ossos curtos, esterno e os ossos do crânio.

 

 

Transplante de medula óssea

 

Trata-se da implantação de células-tronco hematopoiéticos do doador no receptor, para tratamento de doenças da medula óssea e alguns tipos de câncer ligados ao sangue.

 

Ele é realizado desde a década de 1970 e representa um tratamento eficaz e referenciado.

 

 

Doenças da medula

 

A estrutura medular poder ser afetada por diversas doenças, as principais são: trombofilia, leucemia, anemia aplástica, aplasia de medula óssea e síndrome mielodisplásica.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Tânia 10 de janeiro de 2013 at 18:09 - Reply

    Muito bom!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »