tumblr site counter

Medula Espinhal



A médula espinhal é considerada o mais simples dos órgãos do Sistema Nervoso Central, se localiza dentro do canal vertebral, que tem aproximadamente 45 cm de de comprimento, é aproximadamente cilíndrico e achatado anteriormente que mantem suas características de forma semelhante desde a formação do embrião.

 

Funções

 

A medula espinhal é extremamente importante no que tange o funcionamento funcionamento do organismo, sendo responsável por controlar os movimentos dos troncos e membros, pela recepção das fibras aferentes que se originam dos receptores sensoriais dos troncos e membros, pelo fornecimento da inervação autônoma para grande parte das vísceras e também concentrando o centro de reflexo.

 

É onde são processados primariamente todos os estímulos, através dos neurônio sensitivos.

 

Reflexos são reações involuntárias e estereotipadas para um estímulo sensitivo. Estas vias que causam efeitos reflexivos tem seu funcionamento sempre ligado à combinação de reações entre um neurônio aferente e um neurônio eferente.

 

Reflexos são importantes para os exames neurológicos, já que se pode verificar com a ausência deles onde se encontram diversos problemas neurológicos.

 

Localização

 

Tem uma ligação direta com o cérebro, sendo a continuação do encéfalo e a porção prolongada do Sistema Nervoso Central.

 

Inicia-se na junção existente entre o crânio e a primeira vértebra servical e termina entre a primeira e a segunda vértebra lombar.

 

Forma

 

Sua forma se assemelha à um cordão arredondado percorrido por sulcos longitudinais, sendo achatada e com duas dilatações.

 

Essas dilatações ou intumescências são a cervical (que se localiza na região cervical e a lombar (que se localiza na região lombar).

 

Ela é dividida em seis porções: porção cervical superior, dilatação cervical, porção dorsal, dilatação lombar, cone terminal e filamento terminal. Faz extremidade com o bolbo na porção superior, e com a vértebra lombar na porção inferior.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »