tumblr site counter

Meditação e a Neurociência



Hoje em dia a ciência médica já reconhece que a prática da meditação provoca reais efeitos no cérebro humano. O ato de meditar aumenta a produção de dopamina e da serotonina, neurotransmissores importantes para o nosso cérebro. Para além da produção de neurotransmissores, a ciência descobriu que nosso cérebro é extremamente plástico e que alguns hábitos podem transformar sua estrutura e funcionamento.

 

Além disso, hoje a neurociência afirma, após estudar as reações da meditação no cérebro humano que ela ajuda de fato a melhorar doenças ligadas ao órgão.

 

No entanto, a meditação séria que realmente trás benefícios comprovados requer treinamento. É preciso que seja realizado um treinamento sistemático para que se consiga atingir um estado meditativo.

 

Quando se consegue atingir o estado meditativo correto pode-se conseguir diversos benefícios para o organismo, que vão desde o controle da respiração, da temperatura corporal e dos batimentos cardíacos, até o controle das funções psicológicas, fazendo com que o praticante amplie o seu auto-domínio e a auto-consciência.

 

Experiências sobre meditação e neurociência

 

Neurocientistas verificaram o funcionamento do cérebro com pessoas de diferentes tipos de comportamento, desde um abade indiano que passa seus dias meditando até pessoas que tem um comportamento e pensamento mais triste e pessimista.

 

Enquanto que no cérebro do abade indiano tinha o córtex frontal esquerdo muito mais ativo do que o de todas as outras pessoas pesquisadas, os pessimistas tinha o lado direito mais ativo, o que pode levar em casos extremos à depressão.

 

Este experimento, juntamente com diversas outras formas de análises utilizadas neste estudo mostraram a relação direta da atividade cerebral com a psiquê e como uma atividade cerebral programada, ou seja, através de meditação, pode modificar nossa forma de encarar e sentir a vida. Cria-se a tese, então, que a felicidade é uma prática que pode ser aprendida, através da prática da meditação.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »