tumblr site counter

Médico Veterinário



O médico veterinário é um profissional formado em nível superior responsável pelos cuidados à saúde dos animais de todas as espécies.

 

Desde o socorro e atendimento clínico à animais domésticos até o acompanhamento da criação de animais para a alimentação humana, este profissional cuida do tratamento, erradicação, controle e prevenção à doenças e traumas dos animais.

 

História

 

A medicina veterinário está entre as mais antigas profissões da história da humanidade, havendo registros de médicos responsáveis pelos cuidados aos animais há milhares de anos A.C.

 

Foi no Império Bizantino que viveu o pai da medicina veterinária, Apsirtos, autor da maior parte dos artigos do primeiro tratados sobre medicina veterinária, conhecida à época como hipiátrica.

 

Mas foi Claude Bougerlat que fundou a primeira escola de medicina veterinária, em 04 de agosto de 1761. A partir da escola fundada pelo francês foram sendo criadas diversas outras por toda a Europa, difundindo o estudo sistemático da medicina veterinária.

 

É claro que entre a criação destas primeiras escolas até hoje esta área teve diversos avanços importantes, sendo que hoje em dia a tecnologia de ponta é utilizada em suas pesquisas e no trabalho cotidiano do médico veterinário, que, além de ser altamente requisitado em função do grande número e apreço que se tem nos dias de hoje pelos animais domésticos, é um profissional fundamental para o grande desafio da contemporaneidade que é a produção de alimentos para uma população tão grandiosa que ocupa a Terra.

 

Áreas de atuação do médico veterinário

 

• Saúde pública: é sabido que os animais são vetores de diversas doenças que atingem os seres humanos, em função disso, a medicina veterinária tem uma ligação direta com um planejamento de saúde pública e controle de pragas.

 

Atuando em duas frentes, controlar para que os animais não espalhem doenças para os seres humanos e que os animais não sofram as consequências das doenças, este é um campo importantíssimo e em constante crescimento.

 

• Zootecnia: um médico veterinário pode ter uma formação também focada na zootecnia e cuidar da dieta dos animais que são essenciais para a alimentação do ser humano.

 

• Meio-ambiente: qualquer projeto de proteção ambiental deve contar com uma equipe multi-disciplinar na qual a presença de um veterinário é essencial para o acompanhamento da saúde e dos hábitos dos animais do bioma que se está buscando conservar.

 

• Clínica de animais domésticos: cuidado, prevenção e intervenções com animais domésticos (principalmente cães e gatos) utilizando técnicas cada vez mais avançadas. É a área com a maior atuação de veterinários.

 

• Projetos educacionais: Tanto no ensino em cursos de graduação e extensão na área e em outas áreas como em projetos educacionais existe campo para a atuação dos veterinários.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »