tumblr site counter

Medicina Ayurveda ou Ayurvédica



A medicina Ayurvédica, ou Ayurveda, tem origem na Índia. O significado da palavra ayurveda vem do sânscrito: ayus (vida) e veda (conhecimento), sendo assim, é o conhecimento sobre a vida.

 

É um conhecimento que vem sendo desenvolvido há milhares de anos na Índia, que pode ser encontrado em sua principal publicação: “Brhat Trayi”, o grande trio composto de Caraka Samhita (clínica médica) , Susruta Samhita (cirurgia) e Astanga Hrdayam (coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata).

 

O principal pressuposto do ayurveda é que todas as coisas que existem no universo são formadas pela combinação dos cinco elementos naturais: éter ou espaço, água, fogo, terra e ar. Assim sendo, ao analisar o movimento e as influências destes elementos no corpo humano.

 

Sendo o homem o microcosmo e o universo o macrocosmo, eles são seres análogos. Os elementos são combinados sempre dois a dois em doshas, forma pela qual são conhecidos os humores biológicos, a partir dos quais se desenvolvem as funções fisiológicas dos homens e também seus desequilíbrios.

 

Os doshas são divididos em:

 

• vata= éter + ar

 

• pitta= fogo + água

 

• kapha= água + terra

 

 

Vata se relaciona as funções excretórias e nervosa, pitta se relaciona a função metabólica e digestiva e kapha com a função estrutural e de lubrificação dos tecidos do corpo humano.

 

Para diagnosticar as disfunções do organismo é preciso identificar, então, qual dos doshas está em desequilíbrio, a partir deste diagnóstico, um profissional que tenha formação na área é capaz de orientar e executar o tratamento adequado.

 

Existe, dentro desta tradição terapêutica, diversas formas de se lidar com os desequilíbrios, sendo as principais: óleos medicinais, massagens ayurvédica, mudança dos hábitos de alimentação, oleação e sudação, terapias purificadoras, fitoterapia, medicamentos feito a partir de pedras preciosas, metais e minerais, atividades físicas, yoga e meditação.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »