tumblr site counter

Massoterapia



Por massoterapia podemos compreender um conjunto de procedimentos realizados por um profissional qualificado para tal (massoterapeuta), com o uso das mãos, outras partes do corpo e com acessórios específicos.

 

É conhecida popularmente como massagem, mas diferencia-se da massagem por abranger todo um pacote de técnicas diferentes de diversas tradições e ter fins terapêuticos.

 

A massoterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dentro das técnicas de integração terapêuticas, se destacando para os casos onde a pessoa tratada necessita do toque direto para conseguir um maior equilíbrio e melhorar a saúde como um todo.

 

Tem diferentes finalidades, que podem ser divididas em: terapêuticas, anti-stress, relaxantes, esportivas e estéticas. Através da massoterapia é possível atingir alívio de dores musculares, estimulação do sistema linfático, estimulação do sistema circulatório.

 

Na drenagem linfática, uma das técnicas estéticas mais comuns realizadas por um massoterapeuta, as mãos são utilizadas para promover massagens que ajudam na eliminação de toxinas através do desprendimento de líquidos e resíduos metabólicos com a estimulação do sistema linfático.

 

Podemos ver cotidianamente a massagem sendo utilizada para reabilitação, em clínicas específicas, em times de futebol e outros esportes que sempre contam com um massagista contratado para a reabilitação dos atletas lesionados ou fatigados. Além disso, ter um massagista dentro do time de responsáveis pela saúde dos atletas pode ser útil também para a prevenção de lesões e distensões musculares.

 

 

Mas não é só nos tratamentos estéticos e na área de esporte e reabilitação que a massagem pode ser utilizada, ela tem uma importância grande também junto à vida de todas as pessoas que podem dispor deste serviço, aliviando o estresse, melhorando o humor e tornando-as mais relaxadas e assim mais dispostas a lidar com os problemas da vida cotidiana.

 

Os objetivos da massoterapia vão além destes que podem ser facilmente notados, se relacionam também a melhora do fluxo de energia vital do organismo, tornando-o assim mais equilibrado, o que evita o aparecimento de doenças.

 

Também contribui para o processo de autoconhecimento, promovido através do toque do massoterapeuta.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »