tumblr site counter

Hipertensão Arterial



Também conhecida como “Pressão Alta”, a hipertensão arterial pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar.

 

Quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida, visto que, na grande maioria das pessoas (95%), não se consegue descobrir sua causa.

A pressão arterial é classificada de acordo com o níveis abaixo: 

 

Pressão Sistólica
(mm Hg)

Pressão Diastólica (mm Hg)

Inferior a 80

Entre 80- 84

Entre 85 – 89

Acima de 90

Inferior a 120

Ideal

Normal

Normal Alta

Alta

Entre 120 – 129

Normal

Normal

Normal Alta

Alta

Entre 130 – 139

Normal Alta

Normal Alta

Normal Alta

Alta

Acima de 140

Alta

Alta

Alta

Alta

 

Tipos

 

Hipertensão sistólica isolada ocorre quando a pressão sistólica é maior ou igual a 140 mm Hg mas a pressão diastólica é inferior a 90 mm Hg, ou seja, a pressão diastólica está dentro da faixa normal. É mais comum em idades avançadas.

 

Hipertensão maligna é uma forma perigosa de alta pressão com evolução rápida, causando necrose de paredes das arteríolas no rim, retina etc. Se não for tratada, pode levar à morte em um período de 3 a 6 meses. Essa doença é bastante rara, ocorrendo em 1 a cada 200 pessoas que têm pressão alta. Ocorre com maior freqüência em negros, nos homens e em pessoas com menor poder aquisitivo.

 

Causas

 

– problemas nos rins

 

– problemas hormonais

 

– uso de alguns medicamentos como, por exemplo, pílulas anti-concepcionais

 

– feocromocitoma, um tumor na glândula supra-renal que produz os hormônios adrenalina e noradrenalina (raro)

 

-obesidade

 

-vida sedentária

 

-estresse

 

-ingestão excessiva de álcool ou sal na alimentação

 

Sintomas

 

Grande parte das pessoas com pressão alta não apresenta sintomas. Podem ocorrer, por coincidência, manifestações que são erroneamente atribuídas à pressão alta: dor de cabeça, sangramento do nariz, tontura, rosto avermelhado e cansaço. Esses sintomas, entretanto, também aparecem freqüentemente em pessoas com pressão normal.

 

Se uma pessoa com hipertensão arterial severa ou pressão alta passar um longo período sem tratamento, sintomas como dor de cabeça, fadiga, náusea, vômito, falta de ar, visão borrada aparecem provocados por danos no cérebro, olhos, coração e rins.

 

Ocasionalmente, pessoas com pressão muito alta e em estágios avançados da hipertensão arterial, elas podem ter tontura ou mesmo coma, ou seja, encefalopatia hipertensiva, e necessitam de tratamento emergencial.

 

Tratamento

 

A hipertensão arterial primária ou essencial não tem cura, mas pode ser tratada para prevenir complicações. Antes da prescrição de qualquer medicamento, medidas alternativas são utilizadas:

 

Pessoas acima do peso normal são aconselhadas a reduzir o peso,

 

Redução para menos de 2,3 gramas de sódio ou 6 gramas de cloreto de sódio ao dia (mantendo uma ingestão adequada de cálcio, magnésio e potássio),

 

Redução da ingestão diária de cerveja,

 

Exercícios aeróbicos moderados,

 

Parar de fumar.

 

 

 

 

 

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »