tumblr site counter

Disbiose Intestinal – Causas, Sintomas e Tratamentos



O Que é Disbiose IntestinalA disbiose intestinal é o desequilíbrio da flora bacteriana intestinal. Este desequilíbrio causa uma disfunção colônica ou seja do cólon que é conhecida como disbiose intestinal.

No nosso organismo existem cerca de 100 trilhões de bactérias de mais de 400 espécies diferentes vivem em um delicado equilíbrio. A nossa flora intestinal tem funções importantes como a síntese de algumas vitaminas e a defesa do nosso corpo.

Quando esta flora é abalada, nosso organismo fica sujeito à passagem de fungos e toxinas para a circulação que é o que causa a disbiose intestinal, transtorno no qual as bactérias da flora normal ficam em minoria e o organismo torna-se debilitado já que a capacidade de defesa diminui. Artrite reumatóide e outras doenças auto-imunes, acne, urticárias, depressões, celulite, fadiga crônica e enxaquecas podem ser causadas pela disbiose.

CAUSAS

Várias situações podem gerar este problema tais como: uso de medicamentos (principalmente antibióticos e antiinflamatórios), uso de medicações que alteram o PH gástrico (antiácidos e omeprazol) por longo tempo, estresse crônico, uso abusivo de laxantes, infecções intestinais, dieta inadequada com consumo de alimentos processados em detrimento aos alimentos naturais, alergias alimentares, constipação intestinal, entre outros vários motivos. Várias são as causas que podem fazer com que haja um desequilíbrio desta população bacteriana.

SINTOMAS

Os sintomas são intestinais, como flatulência, alteração do ritmo normal do intestino e distensão abdominal, muito comumente associa-se a um quadro de irritabilidade e desânimo geral.

O diagnóstico é basicamente clínico, porém, pode ser reforçado pela solicitação de pesquisa quantitativa e qualitativa de bactérias e fungos nas fezes.

Disbiose Intestinal - Sintomas, Causas e TratamentosExiste uma íntima relação entre a permeabilidade da membrana da mucosa intestinal e a flora bacteriana. Portanto, a presença no cólon de fezes putrefativas, gerando placas duras e aderentes a mucosa intestinal, liberam toxinas para o organismo, podendo gerar as diversas patologias citadas anteriormente.

TRATAMENTO

Para tratar a disbiose intestinal deve-se antes de mais nada detectar os possíveis fatores que estão causando o problema. A dieta deve ser revista e deve-se evitar o consumo de carnes vermelhas, leite de vaca e derivados, leite de cabra, ovos, soja, açúcar branco e alimentos processados.

É aconselhável consumir grande quantidade de vegetais, particularmente cenoura crua, couve-flor, repolho, cebola, alho e alho-poró, além de frutas, grãos, castanhas e outros legumes. O stress psíquico se existente deve ser identificado e tratado adequadamente. A correção da disbiose melhora sensivelmente as doenças a ela associadas, com consequente melhora da qualidade de vida dos pacientes.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.2/10 (9 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 5 votos)

Disbiose Intestinal – Causas, Sintomas e Tratamentos, 8.2 out of 10 based on 9 ratings



Um Comentário »

  1. José Moisés 30 de maio de 2012 at 15:00 - Reply

    Olá. Não é um comentário, mas um pedido de ajuda para poder minimizar a situação de minha esposa. Ela tem o auto estima baixa, em virtude de não poder controlar o ato de defecar, pois várias vezes que fomos ao médico, tivemos que voltar do meio do caminho, pois ela tinha defecado na roupa, esta situação a impede de sair de casa, por ter medo de passar por uma situação constrangedora. Quero apenas uma orientação para expor de maneira clara ao médico. Agradeço a ajuda.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 5.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +8 (from 10 votos)

Deixe Seu Comentário »