tumblr site counter

Bruxismo



Definição

 

O Bruxismo é um movimento involuntário dos músculos da mastigação, causando atrito entre os dentes. É também chamado de ranger dos dentes, ocorre geralmente durante a noite, e acomete cerca de 15% da população.

 

Ocorre principalmente em crianças, e parece que à medida que as pessoas envelhecem, o bruxismo também diminui.

 

Além de atrapalhar o sono, ele pode causar muitas dores, principalmente dor de cabeça, pois há contração de muitos músculos da face. Há também um desgaste do esmalte dos dentes, que pode comprometer a estética dos mesmos.

 

Causas

 

Suas principais causas são:

 

– estresse

 

– tensão emocional

 

– fechamento inadequado da boca

 

– alinhamento incorreto dos dentes

 

 

Sintomas

 

Os principais sintomas são:

 

– zumbido nos ouvidos

 

– dor nos dentes

 

– sensibilidade nos dentes

 

– desgaste dos dentes

 

– ruído ou estalo articular

 

 

Tratamento

 

Primeiramente, deve-se detectar o problema. O ideal é que ele seja reconhecido o mais cedo possível, por isso, é importante que os pais fiquem atentos aos seus filhos, uma vez que o bruxismo ocorre principalmente em crianças.

 

É importante que o dentista avalie com cuidado a boca do paciente, e se preciso indique o uso de aparelhos e tratamentos que melhorem a mordida da boca e o alinhamento dos dentes.

 

Outro aspecto importante, é tentar diminuir o nível de tensão psicológica sofrida, através de atividade como esportes, música, etc.

 

Fechar bem a boca também é importante, pois diminui o atrito entre os dentes.

 

Outra medida importante é o uso de placas de acrílico na arcada dentária durante a noite. Ela ajuda a distribuir a força muscular em todos os dentes.

 

Resumindo, o uso de aparelhos ortodônticos, orientação mastigatória, fisioterapia e ajustes na oclusão são as medidas mais importantes e as mais utilizadas no tratamento do bruxismo.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »