tumblr site counter

Baço



Trata-se de um órgão esponjoso, macio de cor púrpura. Situado na cavidade abdominal, abaixo da hemicúpula diafragmática, o baço, órgão do corpo humano, pesa em torno de 150g.

 

Próximo à nona costela relaciona-se com o diafragma (face diafragmática) e com o estomago, cólon transverso e rim (face visceral). As principais funções deste órgão são a linfoide e a vascular.

 

Outras funções do baço

 

Faz parte do Sistema Retículo-Endotelial, sendo o maior dos órgãos linfáticos. Participa dos processos de hematopoiese, produção de células sanguíneas e hemocaterese, destruição de células velhas, como hemácias senescentes – com mais de 120 dias.

 

Desta forma pode-se dizer que o baço atua como dois órgãos, pois a polpa branca participa do sistema de defesa e a polpa vermelha retira os materiais inúteis do sangue.

 

Produz anticorpos, desta forma é muito importante para o sistema imunológico. Também participa da proliferação de linfócitos ativados protegendo contra infecções. A retirada do baço através da esplenectomia, cirurgia para este fim, pode representar uma capacidade menor de proteção frente a infecções.

 

A ruptura do baço

 

Pancadas muito violentas do lado esquerdo do corpo podem acarretar na ruptura do baço. Além de pancadas cirurgias bariátricas, realizadas em pessoas obesas, também podem resultar na ruptura.

 

Quando não mais possibilidades de manutenção do baço, através de sangramento incessante, há a necessidade da retirada do baço. Para adultos a perda deste órgão não representa grande déficit, porém para uma criança é mais séria, devido ao fato de que as funções do baço são mais intensas nelas.

 

Como funciona o baço

 

O baço acumula sangue, neste sangue acumulado estão presentes glóbulos vermelhos jovens e velhos, ou seja, que podem e não podem mais fixar o oxigênio. Uma das funções do baço é selecionar uns dos outros. Os glóbulos vermelhos que ainda ficam são destruídos.

 

A hemoglobina é transformada numa substância da bile chamada de bilirrubina. Sobra o ferro, que é utilizado pela medula óssea para criar hemoglobina. Assim o processo está preparado para a criação de novas hemoglobinas.

 

O baço produz hemoglobinas somente durante a fase embrionária, depois a hemoglobina é produzida pela medula óssea.

 

Quando retém as hemoglobinas o baço realiza a fagocitose. O baço assim evita diversas doenças.

 

O baço trabalha também na produção de glóbulos brancos e controla o volume de sangue nas artérias, restabelecendo o equilíbrio do corpo quando há perda de sangue.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Tânia 10 de janeiro de 2013 at 18:06 - Reply

    Texto de fácil compreenção.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »