tumblr site counter

Amniocentese



Este nome complicado, amniocentese, nada mais é do que um tipo de exame pré-natal realizado para verificar se há problemas com um bebê antes dele nascer.

 

Considerada uma das maiores evoluções em diagnóstico pré-natal, o exame consiste em retirar um pouco do líquido amniótico de dentro do útero para que seja feita uma análise laboratorial e com isso possam ser diagnosticadas uma série de doenças.

 

Quem deve fazer o exame?

 

O exame não é obrigatório e não precisa ser feito por todas as gestantes, tanto porque é um exame invasivo e que pode ter altos custos.

 

Ele é indicado principalmente para aquelas gestantes que tem alguma probabilidade já levantada de gerar um filho com algum problema genético, seja por histórico familiar, por estar com idade muito avançada ou qualquer outro fator agravante.

 

Também pode ser pedido pelo médico caso ele avalie alguma alteração na ultrassom realizada por rotina no pré-natal.

 

No entanto, na maioria dos casos, os pais que solicitam esse exame e não o médico.

 

Este exame também pode ser utilizado para realização de teste de paternidade, sendo a forma de fazê-lo antes do nascimento, ainda que seja um uso pouco comum.

 

 

O que o exame pode diagnosticar?

 

Este exame é utilizado para o diagnóstico de centenas de problemas e síndromes, mas é mais utilizado para o diagnóstico de síndrome de down, a trissomia do cromossomo 21.

 

Ele também pode ser utilizado para a verificação se há trissomia do cromossomo 18, outros problemas da formação genética do feto.

 

Pode ser utilizado também para verificação de problemas de formação do tubo neural, como por exemplo espinha bífida ou anencefalia.

 

Outro diagnóstico importante realizado pelo exame é o da incompatibilidade do fator Rh entre a mãe e o bebê.

 

Quando os médicos pretendem antecipar o parto o exame também pode ser utilizado para checar se os pulmões já estão suficientemente maduros para que este procedimento seja realizado sem problemas.

 

No entanto é preciso que se saiba que a amniocentese não diagnostica todos os problemas em relação à má-formação do feto, sendo que alguns só podem ser diagnosticado com outros exames, como uma ultrassonografia mais detalhada e outros tipos exames pré-natais.

 

 

Quando o exame deve ser feito?

 

Em alguns casos o exame é realizado já na 12ª semana de gravidez, no entanto, a indicação é que não se realize este exame antes da 14ª semana pois ele pode agravar o risco de aborto espontâneo.

 

O mais comum é que seja feito entre a 15ª e 18ª semana de gravidez, quando o objetivo é fazer o diagnóstico de problemas genéticos.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Amniocentese, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »