:: Medicina & Saúde

Alimentos Orgânicos

Os alimentos orgânicos são produtos que são cultivados sem o uso de aditivos químicos (como adubos químicos) ou agrotóxicos.

 

O cultivo de produtos orgânicos é bom a conservação do solo, a manutenção da água e também por que ajuda a reduzir a poluição.

 

No Brasil este tipo de cultivo cresce 30% ao ano, atualmente, ocupa uma área de 6,5 milhões de hectares de terras.

 

O Brasil é o segundo no rankink de maiores produtores de produtos orgânicos. Os principais produtos orgânicos brasileiros são castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais, principalmente da Amazônia. Estes produtos orgânicos são exportados em grande parte para Europa, Estados Unidos e Japão.

 

Os produtos orgânicos brasileiros mais exportados são soja, o café e o açúcar.

 

Esse tipo de produção ainda é predominante em sistema de agricultura familiar, ou seja, são pequenos produtores. Um fator que corrobora muito para o crescimento deste mercado é a união de associações e cooperativas de pequenos produtores, isso ajuda também a fixar o homem no campo, o que diminui o êxodo rural.

 

As qualidades dos produtos orgânicos

 

Este tipo de produto ajuda a evitar problemas de saúde causados por substâncias químicas tóxicas que podem permanecer em alimentos não orgânicos.

 

Ajuda a manter a boa qualidade da água, a boa fertilidade do solo, a vida que cerca a plantação.

 

São mais nutritivos.

 

O cultivo orgânico respeita a natureza.

 

Curiosidades sobre os produtos orgânicos

 

No momento eles custam um pouco mais, porém, se as pessoas passassem a dar preferência a eles com o tempo poderiam se tornar mais baratos que os outros.

 

Alimentos Hidropônicos (que são produzidos na água) não é alimento orgânico, pois, são utilizados adubos químicos solúveis em seu cultivo.

 

Estes produtos possuem um selo que os diferenciam dos demais.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *