tumblr site counter

Alimentação e a TPM



A TPM (Tensão Pré-Menstrual) acomete grande parte das mulheres, são sintomas como inchaço e dores, além de uma grande irritação.

 

Foi descoberto cientificamente que alguns alimentos podem ajudar ou agravar estes sintomas.

 

As reações da TPM são resultantes da grande ingestão ou escassez de determinado nutriente, dessa forma podem ser minimizados ou agravados de acordo com os alimentos ingeridos.

 

Crises de choro e irritação

 

Estas crises tão comuns na TPM podem ser evitadas se forem aumentadas as quantidades de cálcio e vitamina B6 no organismo. Isso deve ser feito uns 10 dias antes da menstruação.

 

Não há necessidade de remédios, basta ingerir alimentos como leite, iogurte, queijo, sorvete, entre outros. Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu também são ricos nesses nutrientes. Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6.

 

O chocolate na TPM

 

Algumas mulheres sentem uma grande vontade de comer chocolate, isto, nesse período tem muito a ver com a TPM. O que acontece é que há uma ausência de magnésio nas células o que acaba ocasionando a queda da quantidade de cálcio, o cacau é rico em cálcio, logo é uma necessidade.

 

Os inchaços

 

Para as mulheres que sofrem com inchaços há a possibilidade de ingerir ácidos graxos essenciais para minimizar estes sintomas. É possível encontrar estes ácidos em alimentos como óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços.

 

A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas.

 

Para bons resultados é bom consumir estes alimentos durante todo o mês, mas se isso não é possível busque se alimentar deles pelo menos dez dias antes de começar o ciclo. Isso ajudará a minimizar os sintomas da TPM.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »