tumblr site counter

Alergia Medicamentosa



A alergia medicamentosa é uma alergia a determinados medicamentos. Essas reações alérgicas são efeitos colaterais um tanto desagradáveis, a gravidade desta reação é bastante variável de pessoa para pessoa e de fator desencadeador da alergia.

 

É bastante importante um rápido diagnóstico da alergia medicamentosa, pois, mesmo de forma rara essa reação pode levar a morte.

 

Uma questão muito relevante é deixar claro que nem toda reação adversa a medicamentos, como náuseas, vômitos, diarréia, entre outros, são derivados de alergia medicamentosa, podem simplesmente ser reações ao uso concomitante de dois ou mais medicamentos ou simplesmente uma dificuldade de metabolização dos remédios pelo organismo.

 

O que causa a alergia medicamentosa?

 

Podemos caracterizar da seguinte forma, um tipo de reação extrema de defesa contra um invasor ou antígeno, que no caso é o medicamento. Essa reação pode ser chamada também de hipersensibilidade.

 

Quais os sintomas das reações alérgicas medicamentosas?

 

Após uma primeira ingestão do medicamento o corpo produz anticorpos contra o mesmo e esses anticorpos ficam armazenados nas células.

 

As reações alérgicas são desencadeadas por uma classe de anticorpos chamada de IgE.

Quando o organismo reconhece uma segunda ingestão de determinado remédio os anticorpos rapidamente avisam as células para liberarem as substâncias químicas de resposta, que são os mediadores de resposta inflamatória. Um exemplo disso é a histamina.

 

Os sintomas apresentados pela alergia medicamentosa são resultantes desses mediadores nas células e órgãos.

 

Medicamentos que causam as reações alérgicas

 

Segue abaixo uma lista dos medicamentos que causam reações alérgicas mais frequêntemente.

 

• Analgésicos, como codeína, morfina, antiinflamatórios e aspirina;

 

• Antibióticos, como as penicilinas, as sulfas e as tetraciclinas;

 

• Medicamentos anticonvulsivantes, como a fenitoína e a carbamazepina.

 

O que torna mais fácil ter uma reação alérgica medicamentosa?

 

Alguns fatores contribuem para tornar mais fácil ter esse tipo de reação alérgica e são eles: Exposição freqüente ao medicamento; Uso injetável, ao invés de comprimidos; Uso de altas doses da droga e Tendência familiar ao desenvolvimento de alergias e asma.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »