tumblr site counter

Alergia Alimentar



A alergia alimentar é uma reação alérgica do organismo a determinados alimentos ou aditivos de alimentos.

 

Esta alergia também pode ser denominada de Hipersensibilidade, trata-se em termos gerais de reação clínica adversa, que ocorre após a ingestão de alergenos (substâncias que desencadeiam a alergia) que podem estar nos alimentos, causados pela exposição a um estímulo em uma dose tolerada por pessoas que não tem essa patologia.

 

Esse tipo de alergia envolve diretamente um mecanismo imunológico, por esse motivo apresenta os mais variados sintomas. Podemos resumir da seguinte forma é um tipo de reação exagerada do organismo em relação a substâncias que estão presentes nos alimentos.

 

Quais são as reações causadas pela alergia alimentar?

 

As reações desencadeadas pelas alergias alimentares podem ser divididas em dois grupos, reações tóxicas e reações não tóxicas.

 

Primeiro vamos tratar das reações tóxicas, este tipo de reação é causada por toxinas ou agentes infectantes, os sintomas podem ser febre, vômitos e diarréia.

 

As reações não tóxicas podem ser ocasionadas por: intolerância alimentar, quando o organismo tem algum tipo de intolerância, como por exemplo, as pessoas que são intolerantes a lactose, isso não se caracteriza como imunomediada.

 

Também pode ser Hipersensibilidade, ou seja, uma reação extrema do organismo a determinadas proteínas alimentares, essa reação é desencadeada por mecanismos imunológicos.

 

Podem ser também aversões psicológicas, ou outras reações do organismo.

 

Qual é a frequência das alergias alimentares?

 

Podemos dividir a ocorrência em dois públicos definidos, ou seja, crianças e adultos.

 

Em crianças com menos de 3 anos a ocorrência está numa porcentagem de 6-8%. Nos adultos essa alergia se manifesta em 2-3%.

 

Mais um dado interessante é que a percepção dos pais acredita que a alergia ocorre em 28% das crianças.

 

Por esse dado percebemos que muitas pessoas creditam muitas reações adversas naturais há ser uma alergia alimentar, nem sempre um mal estar ocasionado por ingestão alimentar pode ser considerada uma alergia alimentar.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »