:: Medicina & Saúde

A Coagulação do Sangue

Definição

A coagulação do sangue é um processo que faz com que o sangue coagule e prevena a perda excessiva de sangue , quando uma veia ou uma artéria é perfurada ou lesada.

A Coagulação do sangue é a maneira natural do corpo de impedir a perda de sangue através de um corte, perfuração ou outro trauma nos vasos sanguíneos. Todos os componentes necessários para a coagulação são encontrados no sangue. O processo de coagulação envolve uma série de proteínas e enzimas que interagem na superfície da membrana. É normalmente ativadas pelo tecido danificado.

É um processo complexo que envolve 20-30 componentes, chamados fatores de coagulação do sangue, e uma série de reações químicas complexas. Quando um vaso sangüíneo é lesado , as plaquetas vão para na área lesada para iniciar o processo de coagulação. As plaquetas são fragmentos de células que contêm fatores de coagulação. Estes fatores de coagulação combinados com uma proteína chamada protrombina em uma reação que converte a protrombina em trombina. A trombina converte então fibrinogênio ( uma proteína presente no plasma sanguíneo) em uma outra proteína chamada fibrina.

 

A fibrina forma uma malha sobre a abertura e prende os glóbulos vermelhos que tentam escapar para fora do corte. Assim forma-se o coágulo, que forma um selo protetor sobre o corte.

 

As plaquetas também liberam mensageiros no sangue que exercem funções adicionais, incluindo: constrição dos vasos sanguíneos danificados para reduzir o sangramento , atraindo mais plaquetas para o local da lesão para ampliar o coágulo , ativando outros fatores de coagulação, como fibrinogênio.

 

 

Papel na saúde humana

 

A capacidade do sangue para formar um coágulo quando um vaso sanguíneo é lesado é crucial. Sem coagulação, um corte ou ferida vai continuar a sangrar e rapidamente levar a morte. Uma deficiência em qualquer um dos fatores de coagulação de proteínas pode resultar em hemorragias após uma lesão . Em alguns distúrbios da coagulação, tais como hemofilia.

 

A deficiência é devido a um problema hereditário . Em outros casos, a deficiência é devido a uma condição adquirida , tais como deficiência de vitamina K.

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *