tumblr site counter

Medidas de Dispersão



Medida de dispersão é um conceito da matemática utilizado para um estudo descritivo de um conjunto de dados numéricos qualquer, que visa determinar a variabilidade (ou dispersão) dos dados em relação à medida de localização do centro da amostra em análise.

 

Ela é utilizada em casos onde calcular a média aritmética simples não resolve a questão que estamos buscando resolver e é necessário saber e calcular a variância.

 

Cálculo da medida de dispersão

 

O primeiro cálculo a ser realizado é o da variância em relação à média. Para se calcular a variância soma-se os quadrados dos desvios da amostra observada, em relação à média e divide-se pelo número de observações da amostra menos um.

 

O próximo passo é calcular o desvio-padrão. Em função da medida da variância ser feita em quadrados, a unidade na qual ela é representada não é a mesma da dos dados, assim sendo, é preciso que façamos a extração da raiz quadrada da variância para que seja obtido o desvio padrão. Este valor deve ser sempre positivo e quanto maior for o valor maior é a dispersão dos dados da amostra.

 

Outra característica importante do desvio padrão é que quanto maior for a variabilidade entre os dados maior será o desvio padrão.

 

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 5.5/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 2 votos)

Medidas de Dispersão, 5.5 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »