tumblr site counter

A Matemática e a Informática



Informática e MatemáticaExiste uma ligação fundamental entre a matemática e a informática. E esta ligação se estabelece de forma recíproca: a informática depende da matemática e, ao mesmo tempo, podemos utilizar a informática para simplificar e melhorar o ensino da matemática.

MATEMÁTICA NA INFORMÁTICA

Tudo que você vê em um computador depende de matemática para existir.

De fato, um computador nada mais é do que uma máquina que processa equações matemáticas muito rapidamente e as interpreta. Tudo que vemos como letras, cores, documentos, websites, imagens são, na verdade, conjuntos de operações matemáticas que são repassadas aos computadores que tem interpretadores padrões e transformam essas informações.

E não é só a parte de software dos computadores que depende da matemática, todo o processo de construção de um computador é baseado em física de precisão, em uma mecânica avançada que depende de montes de conceitos matemáticos para conseguir elaborar estes equipamentos e construir os computadores que todos usamos cotidianamente.

É claro que tudo isso fica mascarado, não vemos esta relação que existe entre os computadores e a matemática, tanto porque, muitas vezes, nos contentamos apenas em usar os computadores, sem nos questionar como eles funcionam, como são construídos, como os programas são feitos e etc.

INFORMÁTICA NA MATEMÁTICA

Hoje em dia a informática é muito utilizada no ensino da matemática nas escolas, sendo uma ferramenta extremamente funcional.

Sabe-se que há, naturalmente, um afastamento e um medo dos estudantes em relação à matemática. Muito tem se discutido de como conseguir diminuir esse afastamento, como fazer os estudantes gostarem mais de matemática.

É aí que os computadores entram como uma ferramenta importante neste processo de ensino-aprendizagem da matemática.

Existem diversos programas que podem ser utilizados tanto para o ensino da matemática em si como para Informática e matemáticaexercitar o raciocínio matemático.

De fato, possuímos e tomamos contato com eles cotidianamente, como os programas que trabalham com planilhas e permitem desenvolver operações matemáticas complexas de forma simplificada e mais prazerosa que se feitas no velho papel e caneta.

Alguns exemplos importantes de conteúdos que podem ser estudados a partir do computador são: derivadas, integrais, funções, geometria analítica, gráficos (que ganham muito mais detalhes e possibilidades do que os feito pelos métodos antigos) entre tantos outros.

As possibilidades do uso da informática para o ensino da matemática são praticamente ilimitadas, cabendo aos professores se aproximarem destas ferramentas.

Para isso é preciso que os governos invistam na formação continuada dos professores e educadores e na informatização das escolas. Não adianta a informatização dos espaços sem profissionais que tenham condições para utilizar positivamente os mesmos nem bons profissionais bem formados sem uma infraestrutura adequada para que eles utilizem em suas aulas.

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 3 votos)

A Matemática e a Informática, 8.0 out of 10 based on 3 ratings



2 Comentários »

  1. Thiago 16 de abril de 2013 at 13:06 - Reply

    Eu sou A+ e minha esposa O- qual a possibilidade do tipo sanguineo do meu filho?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  2. Neildes Alves dos Santos 23 de outubro de 2016 at 16:15 - Reply

    Texto interessante. Entretanto, senti falta de algumas referências como as ideia de algoritmo, álgebra booleana e o sistema de numeração binário. Dessas ideias temos as relações com o uso do sinal elétrico ligado 1 e desligado 0, da lógica binária e do programa de computador.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »