tumblr site counter

Princesa Isabel



A Princesa Isabel, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, nasceu no Rio de Janeiro em 1846, no Palácio São Cristóvão, se tornou herdeira do trono, após a morte prematura de seu irmão mais velho, o príncipe D Alfonso, a Princesa se tornou sucessora do trono quando tinha apenas 11 meses.

 

Mas o reconhecimento oficial da sua sucessão só ocorreu em 29 de julho, aos 14 anos.

 

Filha de D. Pedro IIficou conhecida pela assinatura da Lei 3.353 Aurea que buscava a libertação dos escravos, em 1888.

 

Ela assumiu o trono em três situações, em que o Imperador estava viajando.

 

Conhecida por sua luta contra injustiças contra os escravos, mediante também a assinatura da Lei do Ventre Livre em 1871, a Lei estabeleceu a liberdade dos filhos de escravos nascidos depois daquela data.

 

Em 1868, casou com o conde Francês Luís Gastão de Orleans, que recebeu criticas dos opositores que temiam um terceiro reinado, o seu nome de cassada então passou a ser Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d’Orléans.

 

Sempre á frente de lutas pela bem social, a Princesa antes da Lei Áurea, sancionou a Lei do primeiro recenseamento do império com a naturalização de Estrangeiros.

 

O processo de Abolição foi penoso, a Princesa Isabel perseverou até o último instante a favor dos escravos, para pressionar o resultado de abolição, a Princesa Isabel só dissolveu o Gabinete, compondo o governo apenasaqueles que eram a favor da abolição.

Um mês antes da assinatura da Lei Áurea, ele entregou aos escravos 103 cartas de alforria.

 

A sua vida foi nobre, voltada para a defesa dos mais fracos, de religião católica, os acontecimentos de sua vida marcaram sua força de caráter e talento para resoluções na área política.

 

Quanto á sua vida familiar, foi abnegada mãe, teve seu primeiro filho apenas depois de 11 anos de casamento, um caso raro para época, teve então três filhos: Pedro de Alcântara, Luiz Maria Felipe e Antônio Gusmão Francisco.

 

Em 1889, com a proclamação da República, a família Real foi exilada voltando para a Europa. A princesa viveu seus últimos dias na França, e já encontrava dificuldade de se locomover, faleceu em 14 de novembro de 1921, seus restos mortis estão no Rio de Janeiro desde 1953.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »