tumblr site counter

Os Índios no Brasil – História, Cultura, Fotos, Arte, Sociedade e Tribos Indígenas



Historicamente, o primeiro contato dos homens brancos com os índios brasileiros ocorreu com o descobrimento. Sabe-se, no entanto, que o povoamento do Brasil só ocorreu em 1530, quando houve uma convivência mais próxima entre os colonizadores e os índios que viviam em terras brasileiras.

O choque cultural foi inevitável. Os costumes europeus afetaram a rotina dos indígenas. Os colonizadores, por serem mais “fortes”, não aceitaram a cultura indígena sua religiosidade característica, buscando impor aos índios os costumes europeus, como o uso de roupas, jóias, alteração na alimentação e, por fim, a catequização.

A imposição da religião cristã aos índios foi oficialmente fundamentada na necessidade de “salvação”e a responsável pela vinda de padres com tal função. Os jesuítas, ordem da igreja católica, infiltraram-se nas tribos indígenas e iniciação um processo de aculturação.

Alguns historiadores alegam que, na realidade, a catequização era parte da estratégia para utilização dos índios em trabalhos pesados de lavoura. Os costumes, porém, eram mais fortes e, constatando que não era possível a transformação dos índios em escravos, solucionou-se a questão com a mão-de-obra africana.

Hoje, de acordo com a FUNAI, há cerca de 817 mil índios no território brasileiro. Um dos maiores problemas relacionados aos indígenas atualmente decorre de que suas terras estão, em sua maioria, no território da Amazônia Legal.

Ao longo dos anos, a exploração em terras ocupadas por indígenas, ocorrida através de projetos de construção ou mineração, como o caso de Serra Pelada, alterou profundamente a realidade do índio brasileiro. Um dos maiores exemplos de destruição são os Yanomamis, cuja população era de aproximadamente cem mil no inicio dos anos sessenta e, atualmente, conta com nove mil índios, apenas.

Os indígenas que vivem atualmente no território da Amazônia Legal disputam sua liberdade com garimpeiros, lavradores, narcotráfico e pecuaristas. A própria proteção ambiental, muitas vezes, dificulta algumas das atividades naturais da cultura indígena, como a caça e a pesca que, embora não sejam consideradas predatórias, pois visam apenas a subsistência, podem ser limitadas com relação à espécies protegidas.

Além das questões ambientais e da escassez de políticas públicas voltadas para a manutenção dos povos indígenas, ainda existe o preconceito das próprias populações rurais e o descaso das autoridades com as dificuldades dessa diferença cultural. Na verdade, é fácil perceber que nunca houve uma preocupação legítima com o bem estar dos índios no Brasil, desde a sua colonização, são marginalizados e tratados como invasores quando originalmente eram os detentores da terra.

Fonte:

IOKOI, Zilda Márcia Grícoli. O Brasil atual e a mundialização. São Paulo: Loyola. 1997.

FUNAI <http://www.funai.gov.br/>

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.4/10 (5 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Os Índios no Brasil – História, Cultura, Fotos, Arte, Sociedade e Tribos Indígenas, 7.4 out of 10 based on 5 ratings



Deixe Seu Comentário »