tumblr site counter

Médio Império Egípcio



Durante a fase do Médio Império Egípcio, o Egito atravessou uma fase de grande prosperidade política e econômica, a partir da vitória de uma crise política interna que precedeu este período, na qual os governadores dos nomos tentaram desestabilizar o poder do Faraó.

 

História pregressa

 

Neste período anterior o povo se levantou contra o poder do Faraó, em função de diversos problemas econômicos advindos de uma temporada de cheias do rio Nilo, no qual houve um sério processo de disseminação de doenças e escassez de alimentos. Em função dessa instabilidade política e do processo de descentralização do governo, houveram diversos povos que invadiram territórios egípcios e assim se instalaram, dificultando a retomada do poder político pelos Faraós, o que só ocorreria ao final do século XXI a. C.

 

A vitória do sistema centralizado

 

A partir do momento que o poder faraônico foi retomado e foi restabelecido o sistema de servidão coletiva, ficou mais fácil o processo de realização de obras de irrigação e o desenvolvimento e ampliação da agricultura.

 

Além disso, houve uma grande ampliação do exército, com a participação inédita de pessoas de camadas sociais inferiores, o que permitiu a conquista de novos territórios e a exploração de importantes minerais como ouro e cobre.

 

A queda do Médio Império Egípcio

 

A partir da forma que se estruturava a sociedade egípcia, o avanço na acumulação de riquezas fazia com que houvesse um agravamento do abismo social, criando uma pequena elite de privilegiados que reivindicavam uma maior autonomia política que não poderia ser conseguida com a estrutura de poder centralizada nas mãos do Faraó.

 

Para agravar a situação, houve a ocupação de alguns território egípcios, primeiro por algumsa tribos hebreias que buscavam melhores condições de vida devido a falta de alimento em suas terras e posteriormente uma invasão militar dos hicsos, que conseguiram dominar por mais de duzentos anos o delta do Nilo em função de suas técnicas militares avançadas.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 1.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)

Médio Império Egípcio, 1.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »