tumblr site counter

História do Teatro



A gênese do teatro vem da Grécia, no século VI a.C. com as celebrações ao deus Dionísio, onde se comemorava a colheita do vinho e se cantava à ele com rituais e recitais que ocorriam uma vez por ano.

De acordo com alguns historiadores foi numa dessas comemorações que surge o teatro, quando um participante decidiu vestir uma máscara com ornamentos de cachos de uva e diz ser Dionísio.

Téspis era o homem que ousou pela primeira vez “interpretar” um deus, e foi o primeiro ator que se tem relato na história ocidental. Essa ousadia de fazer de passar por outro é onde nasce o nosso teatro.

 

Antiguidade

 

Antes dos gregos existia alguma forma de teatro que se assemelhava a dança interpretativa, sempre ligada à questões religiosas. Com o seu desenvolvimento surgem ritos baseados em música e mímica que representam acontecimentos da natureza e buscam a harmonização do homem com ela. Daí que vem a mimética, que nada mais é a junção da mímica com a música.

 

Grécia Antiga

 

Como já foi sitado a Grécia é o berço do teatro ocidental. A partir das comemorações de Dionísio surgem também a primeira forma de diálogo teatral, que era da interlocução entre coreutas e o corifeu nos ditambos.

 

Tragédia Grega

 

Existem diferentes versões sobre o surgimento da tragédia grega. No seu livro “Poética” Aristóteles indica três versões distintas para essa história.

 

 

A primeira versão diz que ela surgiu a partir das comemorações de Dionísio, quando homens fantasiados de bode encenavam a história do mito de Dionísio, como bobe em grego é tragos haveria uma ligação entre ambas as coisas.

 

A segunda versão diz que ela surgiu a partir da encenação do mito de Eleusis, que falava sobre o ciclo da vida.

 

Já a terceira relaciona-se com a história do herói dório Adrausto e a forma como contavam sua história e seu triste fim.

 

A primeira versão é, hoje em dia, a mais aceita entre as três.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »