tumblr site counter

História do Desenho



A história do desenho inicia praticamente junto com a história do homem. Na longínqua pré-história os homens antigos já utilizavam a pintura rupestre para registrar informações e relatos sobre sua vida cotidiana, antes mesmo de haver uma comunicação verbal.

 

Nesta época o desenho era comumente ligado à religiosidade e não se constituía de uma manifestação artística e individual como hoje em dia.

 

Na Antiguidade o desenho possuía o status de sagrado em diversas partes, como no Egito onde era utilizado para ornamentação de tumbas e templos religiosos.

 

Todos os povos antigos tinham formas específicas de desenho que designavam seu conjuntos de códigos individuais pelos quais nós os identificamos até os dias de hoje.

 

Foi aos poucos que, durante a antiguidade, o desenho foi se separando da religião e com isso seguindo seus próprios caminhos, no entanto somente a partir do Renascimento que eles seria estudado e encarado como arte autônoma.

 

Um dos maiores avanços para o desenvolvimento do desenho e sua popularização foi a ampliação do uso do papel que permitiu então que fossem feitos desenhos sobre diversos assuntos e com inúmeras finalidades.

 

De fato, o papel surgiu há mais de três mil anos, tendo sindo criado pelos chineses, no entanto, só a partir do século VIII que os chineses liberaram o segredo sobre a produção do papel, que é, em síntese, a mesma que utilizamos até os dias de hoje.

 

Além do desenvolvimento do papel os instrumentos utilizados para o desenho também devem ser levados em consideração. Se no início utilizavam-se os dedos, percorreu-se um longo caminho até as canetas usadas hoje em dia.

 

Um caminho que vai do uso de ossos, madeira e a pena com tinta até a caneta tinteiro no século XVIII e futuramente a esterográfica.

 

Outro grande avanço para a linguagem do desenho foi a descoberta e uso da perspectiva, que permitiu que se fizessem novos desenhos com profundidade e permitiu a criação de obras incríveis como as de Leonardo da Vinci.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.0/10 (3 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votos)

História do Desenho, 7.0 out of 10 based on 3 ratings



Deixe Seu Comentário »