tumblr site counter

História do Carnaval no Brasil



O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil, sendo uma das características populares mais conhecidas mundialmente. Sua origem é muito antiga, sendo que nossa primeira comemoração aconteceu em 1641 para homenagear o rei Dom João VI.

 

Antes do carnaval ser conhecido como tal era chamado de entrudo e era uma comemoração composta por diversas brincadeiras e jogos diferentes. Cada grupo social diferente tinha hábitos diferentes de comemoração.

 

Desde o século XVI até o início do século XX esses festejos do entrudo prevaleceram, sendo divididos principalmente em dois tipos de comemoração:

 

Entrudo Familiar: Era uma comemoração entre a família, em suas casas e fazendas, tendo um caráter amigável que visava ampliar a ligação entre os parentes. Sua principal brincadeira eram os limões de cheiro que os jovens atiravam uns nos outros.

 

Entrudo Popular: Tinha um caráter mais violento e era performado pelos escravos e população de rua e eram atirados diversos tipos de líquidos (ate mesmo urina) e pós uns nos outros.

 

Proibição do entrudo e popularização do carnaval

 

Em função das características de violência do entrudo as autoridades brasileiras tentaram, a partir da década de 1830, proibir esse tipo de festividade, sem muito sucesso. No entanto outros tipos de festividade foram ganhando espaço e substituindo o entrudo.

 

Os blocos carnavalescos no Rio de Janeiro e depois em São Paulo foram ganhando espaço e ganharam o gosto popular (sendo conhecidos também como cordões e ranchos). Eram comemorações de rua feitas pelos populares.

 

Nas casas e clubes que frequentavam a população mais abastada os bailes de carnaval foram se popularizando,com inspiração nos bailes de Paris.

 

 

As escolas de samba e outras manifestações carnavalescas

 

Foi a partir dos desfiles e das competições dos blocos carnavalescos que surgiram as escolas de samba, como evolução dos mesmos. No entanto mesmo com a existência das escolas de samba os blocos continuam existindo principalmente no Rio de Janeiro e em Salvador, sendo que eles ocupam as ruas com milhares de foliões.

 

A indústria do carnaval gerada pelos desfiles gera muitos empregos além de ser um dos grandes propulsores do turismo.

 

Ainda existem diversas comemorações carnavalescas diferenciadas pelo país a fora, como os bonecos gigantes em Pernambuco, que também tem o Galo da Madrugada, o maior bloco do mundo e os trios elétricos de Salvador.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)


Deixe Seu Comentário »