tumblr site counter

História da Mágica



A mágica, também chamada de ilusionismo e prestidigitação, é um tipo de apresentação artística na qual se criam ilusões para entretenimento da plateia. É uma forma de representação muito antiga, havendo relatos de mágicos de cerca de 2000 a.C. realizando truques impressionantes nos tempos dos faraós egípcios.

 

Um dos truques mais antigos é trazer corpos decapitados de volta a vida que era um grande intento para a época.

 

Outro clássico do ilusionismo (que foi executado em diversos países como Índia, China e Grécia) é o truque de embaralhar copos com uma bolinha dentro e a bolinha aparecer nas mãos do mágico.

 

Durante muitos anos os mágicos tiveram posição de destaque junto às cortes, sendo que a prática de truques e embustes era mais comum no oriente do que na Europa. Durante a Idade Média a Igreja dominava a consciência dos europeus e para eles tudo era bruxaria e por isso os mágicos tinham pouco espaço.

 

Antes da mágica se consagrar como arte de palco a maioria dos mágicos eram ambulantes, carregavam seu show de cidade em cidade e através dele vendiam produtos misteriosos e milagrosos.

 

Reginaldo Scot traz um marco para o estudo desta arte ao escrever o primeiro livro sobre a mágica no século XVI ( The Discovery of the Witchcraft) que trás diversos fundamentos sobre o funcionamento dos truques e mostra que não se tratava de nada demoníaco. Mesmo assim o livro foi considerado profano e vários exemplares foram queimados, sendo que alguns sobreviveram e estão disponíveis até os dias de hoje.

 

 

Foi durante o século XVIII que a profissão ganhou espaço e os moldes próximos aos que vemos nos dias de hoje e foi se tornando mais popular, avançando e evoluindo ao longo do tempo.

 

Durante o Renascimento já haviam mágicos famosos do qual temos relatos até hoje com o advento da imprensa.

 

Entre os grandes nomes do ilusionismo contemporâneos estão Houdini (o Rei das Fulgas), Doug Henning que trouxe a mágica para popularidade no fim do século XX e seu grande discipulo David Copperfield que elevou a mágica para os patamares que conhecemos hoje, com shows na Brodway, televisão e o desaparecimento histórico com castelo da Cinderela.

 

A mágica está mais viva do que nunca, com diversos cursos disponíveis em toda parte para formar novos prestidigitadores.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.8/10 (4 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votos)

História da Mágica, 7.8 out of 10 based on 4 ratings



Deixe Seu Comentário »