tumblr site counter

Guerra do Golfo



A Guerra do Golfo foi um conflito militar iniciado em 2 de agosto de 1990 na região do Golfo Pérsico, com a invasão do Kuwait por tropas do Iraque. Esta guerra envolveu uma coalização de forças de países ocidentais liderados pelos Estados Unidos da América e Grã Bretanha e países do Médio Oriente, como a Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque.

 

O conflito envolveu ainda países como os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Arábia Saudita e Egito que foram afetados diretamente. O conflito foi iniciado quando Sadddam Hussein, o presidente do Iraque instigou o Kuwait a provocar a diminuição dos preços do petróleo. Além de exigir que o Kuwait indenizasse o Iraque pelos prejuízos obtidos pelo petróleo em baixa, Saddam restaurou conflitos territoriais antigos entre os países.

 

Com a rejeição do Kuwait às exigências, Saddam ordenou a invasão ao país objetivando tomar controle sobre seus campos de petróleo.

 

A invasão iraquiana fez com que os preços do petróleo subissem consideravelmente fazendo com que os países reagissem contra o Iraque que fechou o Golfo Pérsico.

 

Liderados pelos Estados Unidos, as nações reivindicavam que a ONU interferisse no conflito e determinasse a abertura do Golfo Pérsico. A ONU por sua vez, determinou um prazo para que o Kuwait fosse libertado das tropas iraquianas, o que foi contestado friamente por Saddam que impôs a condição da criação do Estado Palestino para o cumprimento da determinação.

 

No dia 28 de agosto, Saddan ignorando a determinação da ONU declarou a anexação do Kuwait como sua 19ª província, o que fez com que a ONU permitisse a intervenção por meio da força caso o Kuwait não fosse deixado até a primeira quinzena do mês de janeiro do ano seguinte.

 

No dia 17 de janeiro de 1991, foi iniciado um grande ataque aéreo para forçar a retirada das tropas iraquianas. A operação chamada de Tempestade no Deserto encaminhou aproximadamente 468.000 militares em navios, aviões e também mísseis para serem utilizados.

 

Em 27 de fevereiro, grande parte do Iraque já estava destruída, o que fez com que no dia posterior os Estados Unidos declarassem o cessar-fogo. Este, somente ocorreu no mês de abril quando o Iraque se rendeu. Ao se retirarem do Kuwait, as tropas iraquianas colocaram fogo nos poços de petróleo e ainda derramaram o mesmo por todo o Golfo Pérsico provocando a morte de inúmeras espécies.

 

O custo oficial da guerra foi de 61 bilhões de dólares, mas 53 bilhões foram levantados pelos países aliados – em especial as nações árabes (36 bilhões) e Alemanha e Japão (16 bilhões). Mais de 70.000 prisioneiros de guerra foram capturados e o maior parte do arsenal militar do Iraque foi destruído.

 

George Bush foi derrotado por Bill Clinton em 1992 e não se reelegeu.Mais de uma década depois do fim da guerra, Saddam Hussein continua no poder, ainda não enfrenta qualquer grupo de oposição expressivo e continua desafiando a comunidade internacional.

 

O líder iraquiano comemorou o décimo aniversário do conflito, em janeiro de 2001, dizendo que seu país venceu a guerra. Neste período, as sanções impostas pela ONU agravaram a miséria da população.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »