tumblr site counter

Ariadne (Mitologia)



Conta à história que na mitologia grega Ariadne ou Ariadna era uma princesa filha de Pasífae e de Minos, rei de Creta. Na época os atenienses tinham que entregar sete rapazes e sete moças em sacrifício para acalmar o Minotauro, uma besta feroz metade touro e metade homem, que habitava um labirinto no castelo de seu pai Pasífae em Creta.

 

Esse labirinto, era um capricho do rei Minos, era um palácio repleto de corredores, curvas, caminhos e encruzilhadas, onde uma pessoa se perdia, jamais conseguindo encontrar a saída depois de transpor a sua entrada.

 

Teseu resolveu preparar-se para enfrentar o monstro, oferecendo sacrifícios aos deuses, mas para isso foi primeiro consultar o raáculo de Delfos. Invocado o deus, a pitonisa informou a Teseu que ele venceria o Minotauro desde que estivesse amparado pelo amor.

 

Ao chegar a Creta conheceu a princesa Ariadna que se apaixonou por ele e se dispôs a ajudá-lo a vencer o Minotauro, e assim o fez. Entregou a Teseu um novelo de lã do qual ela segurava a ponta, Teseu deveria ir desenrolando à medida que entrasse no labirinto, para voltar bastaria seguir o fio que Ariadna segurava firmemente.

 

Teseu entrou nos sombrios corredores do labirinto. A fera, ao pressentir a chegada do jovem, avançou furiosa, fazendo tremer todo o palácio com a sua cólera. Calmo e sereno esperou seu ataque. E então, de um só golpe, Teseu decepou-lhe a cabeça.

 

Vitorioso, Teseu e como havia prometido se casar com a princesa partiu de Creta, levando em sua companhia a doce e linda Ariadne. Entretanto, ele a abandona na ilha de Naxos, retornando a sua pátria sem ela. Ariadne, vendo-se sozinha, entrega-se ao desespero.

 

O destino de Ariadna depois de ser abandonada por Teseu tem versões divergentes. Em uma delas Ariadna teria se jogado ao mar esperando morrer e foi salva pelo Deus Baco o qual se apaixona por ela e tiveram vários filhos e, depois que ela morreu, colocou no céu em forma de uma coroa de estrelas, como lembrança do seu amor.

 

Em outra versão conta-se que a ilha onde ela foi abandonada era a favorita de Dionísio e enquanto lamentava seu terrível destino, ele encontrou-a, consolou-a e esposou-a. Como presente de casamento, deu-lhe uma coroa de ouro, cravejada de pedras preciosas que atirou ao céu quando Ariadne morreu.

 

À medida que a coroa subia no espaço, as pedras preciosas foram se tornando mais brilhantes até se transformarem em estrelas, e, conservando sua forma, a coroa de Ariadne permaneceu fixada no céu como uma constelação.

 

Ariadna é uma mulher mortal que foi associada ao Divino e ainda considerada a Senhora dos labirintos é a imagem de alguém que foi iniciada nos mistérios e alcançou profunda conexão com a Deusa do Amor. Tendo integrado a potência da Deusa, ela pode então servir como mediadora das exigências do inconsciente para outras mulheres.

 

Autoria: Lena Toniazzo

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »