tumblr site counter

Ares (Mitologia Grega)



Ares é o deus grego da guerra e das artes. Era filho de Zeus, deus supremo do Olimpo, e Hera, irmã e esposa de Zeus, deusa da família. Sua personalidade era violenta, inescrupulosa, amoral, covarde e também cruel.

 

Seduziu a Afrodite, a deusa do amor, afastando-a de seu marido, o aleijado deus ferreiro, Hefesto. Segundo algumas versões do mito um dos filhos nascidos da união de Ares com Afrodite foi Eros, o deus do amor.

 

Ares possuía um carro que era puxado por Fobos (medo) e por Deimos (terror), dois de seus filhos com Afrodite. Ele era um deus muito apreciado pelas Amazonas, mulheres guerreiras famosas por cortarem o seu seio direito para melhorar seu desempenho como arqueiras.

 

Não obstante as Amazonas, Ares era ainda um deus que desagradava tanto os outros deuses quanto os mortais. Os gregos não davam grande valor aos aspectos brutais e violentos da guerra, portanto eles davam menos importância a Ares. Ele foi o primeiro imortal a ser julgado em um tribunal: primeiro por matar um filho de Poseidon, e depois por violentar sua própria filha.

 

Os mitos descrevem este deus como um lutador forte e violento, que se deleitava com os combates sangrentos. Nem sempre ele era esperto o bastante para sair vencedor. Segundo relato da Ilíada, poema épico escrito por Homero, o herói mortal Diomedes fere Ares em batalha com a ajuda da deusa Atena.

 

Os artistas da antiguidade geralmente representavam Ares como um homem belo e musculoso, usando um elmo de guerra e carregando uma lança ou uma tocha ardente.

 

Na mitologia romana existia o deus Marte, que se assemelhava a Ares. No entanto, enquanto o deus grego não tinha tanto significado moral e religioso, Marte era venerado pelos romanos.

 

Autor: Nicole Delucca Linhares Rodrigues

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »