tumblr site counter

Aliança Renovadora Nacional



A Aliança Renovadora Nacional também conhecida como (ARENA) era um partido político brasileiro que foi surgiu em 1965 da necessidade de tornar mais sustentável a política do governo militar que assumiu depois do golpe de 1964.

 

Houve uma convenção nacional do partido, realizada em 21 de setembro de 1975, no qual a ARENA se posicionou da seguinte forma:

 

“Expressão política da Revolução de Março de 1964, que uniu os brasileiros em geral, contra a ameaça do caos econômico, da corrupção administrativa e da ação radical das minorias ativistas, a ARENA é uma aliança de nosso povo, uma coligação de correntes de opinião, uma aliança nacional”.

 

Este era um partido era predominantemente conservador, pois, na verdade não fazia nenhum tipo de oposição a situação. O nascimento da ARENA deu-se através do Ato Instucional Número Dois, de 27 de outubro de 1965 e também do Ato Complementar n° 4, de 20 de novembro de 1965, feitos pelo regime militar.

 

Estes atos acabaram com o regime de pluripartidarismo existente, o que acarretou com a extinção dos 13 partidos políticos legalizados, então existentes no Brasil. Foi implantado o sistema do bipartidarismo. As pessoas que faziam parte da ARENA eram conhecidos como “arenistas”.

 

O dia 20 de novembro de 1979 marcou a restauração do multipartidarismo através da lei nº 6.767. Também foram extintas as associações políticas criadas através de Ato Complementar n° 4, foram então transformados em partidos políticos.

 

O destino da ARENA foi transformar-se em Partido Democrático Social (PDS). Houve tempos depois uma migração de componentes do partido para a chamada “Frente liberal”, a qual, depois, tornou-se o Partido da Frente Liberal (PFL), atual DEM. Após algum tempo o PDS mudou de nome e virou o Partido Progressista Brasileiro (PPB), que hoje se chama Partido Progressista (PP).

 

A herança do bipartidarismo (1966 a 1979) foram duas correntes políticas, a situacionista (ARENA) e a corrente oposicionista formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »