tumblr site counter

A Expansão Territorial no Brasil



Enquanto os portugueses promoviam o périplo africano e chegavam às Índias, os espanhóis estavam envolvidos na guerra de Reconquista. Entretanto, ao serem procurados por um genovês, Cristovão Colombo, inicialmente a serviço de Portugal, fornecera-lhe condições para por em prática seu plano de atingir as Índias, navegando para oeste.

 

Assim, como o auxílio dos reis católicos espanhóis, Fernando e Isabel, Colombo acabou chegando à Ilha de Guanaani, que supôs que fossem as Índias. Mais tarde, Américo Vespúcio explorou o Novo Mundo e constatou que Colombo não havia chegado às Índias, mas a um outro continente, que mais tarde foi denominado América.

 

A descoberta dessas novas terras gerou polêmica entre Portugal e Espanha quanto à sua posse. Em 1493, o papa Alexandre VI proclamou a bula Intercoetera, segundo a qual seria traçada uma linha imaginária, a partir das ilhas de Cabo Verde, dividindo as terras para Espanha e Portugal.

 

Descontentes, os lusitanos proporam um novo acordo: o Tratado de Tordesilhas, que ampliava a distância.

 

Ao reino português era importante assegurar o domínio das regiões asiáticas. Por isso, o monarca D. Manuel, organizou uma poderosa esquadra com esse fim. O fidalgo Pedro Álvares Cabral comandou as dez naus, caravelas e os homens que participaram da expedição. Ele percorreu uma rota em arco, afastando-se das costas africanas em direção a oeste. No dia 22 de abril foi avistado um monte, chamado de Pascoal, por ser dia de Páscoa. Após a cerimônia de posse do território, a esquadra retomou o caminho para as Índias.

 

Gaspar de Lemos retornou a Portugal, levando uma carta redigida por Pero Vaz de Caminha. A Expansão Territorial no Brasil foi um processo de expansão da colonização para o interior do Brasil, ultrapassando os limites de Tordesilhas e ampliando o território brasileiro realizado nos séculos XVII e XVIII. Ela foi decorrente do desenvolvimento econômico da colônia e dos interesses político-estratégicos da colonização.

 

O país teve sua área aumentada em mais de duas vezes.

Durante o século XVI, o povoamento colonial avança pouco, permanecendo restrito a áreas litorâneas do Nordeste e do Sudeste.

Porém, no século XVII, devido a vários fatores o movimento do litoral para o interior foi impulsionado.

 

Do litoral do Nordeste saem expedições oficiais para o Norte, abrindo passagem para a Amazônia, onde começam a atuar missionários, comerciantes extrativistas e tropas de resgate especialistas em aprisionar índios nessa região. Estratégia semelhante é utilizada pelo Estado português no extremo sul.

 

Entre o final do século XVII e o começo do XVIII é a pecuária bovina que se espalha pelo interior nordestino e mineiro, dividindo a extensa região ao longo das margens do rio São Francisco: de um lado, em direção a Piauí e Maranhão, o “sertão de dentro”, e, de outro, em direção a Bahia, Pernambuco e Paraíba, o “sertão de fora”.

 

Fatores da expansão

 

– A mineração

 

– A expansão oficial: conquista militar do litoral setentrional e colonização do

Amazonas. – a pecuária

 

– O bandeirismo

 

– A Colônia do Sacramento

 

– Os jesuítas: missões

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »