tumblr site counter

A Era JK e o Plano de Metas



Juscelino Kubitscheck foi presidente do Brasil a partir do ano de 1956. A época na qual ele governou o país ficou conhecida como época desenvolvimentista em função da política econômica desenvolvida por este governo, que tem como mais importante marco histórico o Plano de Metas.

 

Plano de Metas

 

O slogan do Plano de Metas de JK era que o Brasil deveria crescer cinquenta anos em cinco. A partir do desenvolvimento da indústria de base e da infraestrutura nacional, principalmente a de transportes, para possibilitar a movimentação da produção industrial, hidrelétrica para garantir o desenvolvimento dos outros setores industriais e de extração de petróleo para alimentar todas as outras.

 

O objetivo do presidente era transformar o país em um exemplo de industrialização. Tirá-lo do patamar de país sub-desenvolvido para um país industrializado.

 

A iniciativa privada (que já investia em diversos setores como alimentação, tecidos, construção civil, móveis e roupas) continua a fazer seus investimentos com a entrada também de investidores estrangeiros, na produção de produtos para consumo.

 

Neste plano estavam estabelecidas nada menos que 31 metas que destinavam-se a cinco setores da economia nacional, são estes: Indústria de base, transporte, energia, educação e alimentação.

 

Para entender melhor a escolha destes setores, a educação deveria ser voltada para o trabalho, com a implantação de centros de formação de trabalhadores qualificados para as indústrias nacionais.

 

Na indústria de base criou a Petrobrás, que até hoje é responsável pelo setor petrolífero nacional, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); no setor energético criou a Eletrobrás, no setor de comunicações a Embratel. Além disso construiu muitas das grandes rodovias que viriam a marcar para sempre a história do nosso país tornando o transporte rodoviário a escolha nacional para movimentação de pessoas e bens.

 

Como coroação do plano de metas veio a construção de Brasília como nova capital do país, dentro do processo de interiorização do desenvolvimento e criação de um marco simbólico importante para JK.

 

Consequências Negativas

 

Se, por um lado, foi através do plano de metas que o Brasil conseguiu desenvolver-se em diversos setores e chegar ao patamar que estamos hoje é preciso que compreendamos que este plano não teve somente consequências positivas.

 

Para financiar as obras de infraestrutura JK tomou diversos empréstimos internacionais que viriam a aumentar de forma avassaladora nossa dívida externa. Este processo causa, posteriormente, o crescimento e agravamento do processo inflacionário a níveis enormes.

 

Além disso, por este processo de desenvolvimento da infraestrutura não ter sido acompanhado por um processo de investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o Brasil ficou dependente das tecnologias importadas para manter e ampliar as indústrias e serviços criados, o que cria uma relação de dependência complicada para um país nas relações internacionais.

 

Outro fator preocupante foi o grande êxodo rural pois não houve investimento em melhorias para a população do campo e para os setores essenciais para o desenvolvimento destas populações, que acabavam por buscar nas cidades novas oportunidades, o que geraria, a curto prazo, falta de mão de obra no campo e uma massa de desempregados nas cidades causando o acirramento da competição com a formação de um massivo exército industrial de reserva, diminuindo assim os salários e prejudicando as condições de trabalho.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.7/10 (7 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

A Era JK e o Plano de Metas, 8.7 out of 10 based on 7 ratings



Um Comentário »

  1. Orlando Moraes 23 de fevereiro de 2012 at 16:07 - Reply

    Para elaborar um plano de trabalho deste porte o presidente deveria ter uma equipe muito bem estruturara e com um estudo muito preparado, avaliando-se os prós e contras pois desde a criação de Brasília contamos uma dívida astronômica.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -2 (from 2 votos)

Deixe Seu Comentário »