tumblr site counter

Savanas



Uma savana constitui uma região plana cuja vegetação predominante é formada por gramíneas, árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos.

 

Normalmente, as savanas são zonas de transição entre bosques e prados. A savana é o bioma típico das regiões de clima tropical com estação seca.

 

As savanas podem compor vários tipos de ecossistemas dos cinco continentes e podem ser: Savanas tropicais e subtropicais, savanas da África, savanas pantanosas, temperadas e montanhosas.

 

As savanas tropicais cobrem áreas extensas na América do Sul, África, Índia, Sudeste Asiático e Austrália Setentrional. O crescimento animal e vegetal na savana tropical depende das distintas alterações periódicas.

 

Os grandes animais emigram em busca de água, e seus ciclos reprodutivos correspondem à disponibilidade de crescimento de novas plantas suculentas. Muitos animais se reúnem em grandes manadas. É necessária uma grande área de produção fotossintética para alimentar estes grandes animais consumidores de alta qualidade.

 

Savanas Temperadas que são caracterizadas por verão úmido e inverno seco, solo fértil e semiárido com mamíferos, pássaros, répteis e insetos de diferentes espécies.

 

Savanas Pantanosas que são caracterizadas por inundações frequentes, temperatura morna e solo rico.

Na África, a savana é o lugar de grandes mamíferos herbívoros (zebras, anus, antílopes, elefantes) que são controlados por grandes carnívoros, tais como leões, leopardos e cheetas.

 

Savanas Mediterrâneas que são caracterizadas por solo pobre e semiárido, vegetação endêmica constituída por chaparral, matorral, maquis ou garripe sendo o tipo mais ameaçado do planeta, pois sofrem degradação e perda de habitat devido obtenção de lenha, pastoreio excessivo e urbanização, entre outros.

 

Savanas Montanhosas que são caracterizadas por evoluções isoladas por condições climáticas variáveis em certas altitudes e plantas adaptadas.

 

A maioria das savanas são encontradas na África, pois um terço de seu território é marcado por savanas. Também podem ser encontradas no norte da América Central, no nordeste e centro-oeste da América do Sul, no sul da Ásia e no norte da Austrália.

 

Autoria: Andrea Alexandre dos Santos

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Gyldilene Mendes 28 de novembro de 2012 at 17:49 - Reply

    Amei o site.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »